17/10/2017 14h36 - Atualizado em 17/10/2017 14h48

Bovinocultura Sustentável é tema de dia de campo em Pancas

Foto: ELDR Pancas
Essa é mais uma ação do Programa “Bovinocultura Sustentável”, que tem como objetivo fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina capixaba com sustentabilidade.

Na Fazenda São Francisco de Assis, do pecuarista Francisco Roriz Veríssimo, foi realizado mais um dia de campo em pecuária leiteira. No local, foi possível conhecer toda a tecnologia usada, além de aprofundar conteúdos técnicos para o sistema produtivo. Estavam presentes mais de 200 pessoas, entre pecuaristas, lideranças e autoridades.

A iniciativa foi uma parceria entre a equipe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural do Incaper em Pancas e o pecuarista local. Durante o dia de campo foram ministradas palestras técnicas.

Essa é mais uma ação do Programa “Bovinocultura Sustentável”, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).  O objetivo é fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina capixaba com sustentabilidade, visando melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e a renda dos produtores rurais.

Dentre as diversas lideranças e autoridades presentes no evento, estiveram o Secretário Estadual de Agricultura do Estado, Octaciano Neto, o Presidente do Incaper, Marcelo Coelho, representantes da Prefeitura de Pancas, secretários Municipais de Agricultura de Pancas, Águia Branca e Ibiraçu, o Chefe Regional do Incaper, Wantuil Luiz Cordeiro, profissionais do Idaf e representantes da Federação da Agricultura do Estado e do Sindicato Rural de Pancas.

Programação

O médico veterinário da fazenda Werner Binda apresentou todo o sistema produtivo do local. Junto a ele, o zootecnista e extensionista do Incaper Lazaro Samir Abrantes Raslan apontou quais são os alimentos alternativos para os períodos de seca. Na ocasião, o também médico veterinário da fazenda Felipe Morgan falou um pouco mais sobre manejo reprodutivo estratégico. Para finalizar, o zootecnista e extensionista do Incaper Tarcísio Feleti de Castro explicou sobre a criação de bezerras.

De acordo com o extensionista e chefe do Incaper local, Marcos Patrick Stuhr, o evento, inicialmente projetado para ser regional, adquiriu uma dimensão que ultrapassou as fronteiras do estado e recebeu participantes de diversos municípios de Minas Gerais e Bahia.

“O Incaper agradece aos profissionais envolvidos na organização do dia de campo, participantes, parceiros e apoiadores por viabilizarem um evento com tamanha qualidade técnica disponível gratuitamente aos presentes e cumpre assim com suas prerrogativas de levar conhecimento técnico, prático e condições de melhorias e crescimento ao homem do campo”, reforçou Marcos Stuhr.

Dentre apoiadores do evento estão as Empresas Laticínios DAMARE e Pinaffo Automação.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus