27/02/2018 17h31 - Atualizado em 27/02/2018 17h50

Café com sustentabilidade é tema de encontro no Norte do Estado

Foto: Tatiana Caus/Incaper
O Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e conilon. É responsável por 22% da produção brasileira.

Começou nesta terça-feira (27), no município de Pinheiros, no Norte do Estado, o treinamento sobre técnicas de colheita e pós-colheita do café, com enfoque em sustentabilidade. Agricultores do município de Governador Lindenberg receberão o mesmo treinamento a partir desta quarta-feira (28).

O encontro é fruto de mais uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), a Sicoob e a Cooabriel. Na ocasião, os agricultores presentes também são orientados pela Heringer e por representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - via campus de São Mateus (Ceunes).

A programação para os dois municípios contemplará um conteúdo teórico a partir dos assuntos: coleta de amostras de solos e folhas, o uso correto de corretivos e fertilizantes, procedência, causas e formas de evitar defeitos na colheita, secagem, beneficiamento e armazenamento do café, redução da produção de defeitos no processo colheita e pós-colheita, visando agregação de valor ao café, alternativas de secagem e beneficiamento em terreiro coberto e secador, além de recomendações técnicas para instalação de pluviômetros.

Ao final das apresentações, os agricultores serão acompanhados até as propriedades dos agricultores familiares, Fernando Tellau, em Pinheiros e Antônio Jejeski, em Governador Lindenberg, para conhecer tecnicamente sobre a coleta de amostra de solos, alternativa de secagem em terreiro coberto e sobre os métodos para a instalação de pluviômetros. Na ocasião, serão distribuídos 35 deles para monitoramento em cada treinamento.

Serão selecionados produtores para participarem do Programa de “Retirada de Amostra de Solo e folhas e Interpretação de Resultados e Adubação corretos” – um convênio entre o Incaper, a Fertilizantes Heringer, a Cooabriel, o Sicoob e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Cada produtor do programa poderá ter até quatro análises na lavoura ficando apenas com o custo de 1/3 dessas análises.

“Esse auxílio aos agricultores já existe diariamente, mas dessa vez, após a colheita do café, eles poderão contar com os estudantes para recolher de maneira correta as amostras de solo nas propriedades, assim como o monitoramento das adubações posteriores”, explicou o chefe local do Incaper em Governador Lindenberg, Jair Antônio Toso.

No município, os agricultores também poderão participar de uma palestra e discussão a respeito do manejo da lavoura e controle, visando a diminuição dos ataques da praga Cochonilha Branca da Roseta. “O café representa, hoje, a maior fonte de renda de nossos agricultores e a demanda de produtores tem aumentado quanto ao auxílio em relação a renovação das lavouras e irrigação”, contou o extensionista do Incaper lotado em Pinheiros, Joesse de Oliveira Junior.  

Serviço:

Pinheiros: 7h30 às 11h45 - no Auditório da Casa do Produtor - Rua Victorino Bissoli, nº 627.

Governador Lidenberg: 7h30 às 11h45 - Centro de Capacitação e Comercialização - Rua Florêncio Júlio, Centro.

 

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper