01/07/2016 08h28 - Atualizado em 05/07/2016 08h31

Café Conilon: Agricultores visitam a Fazenda do Incaper em Marilândia

Café Conilon: Agricultores visitam a Fazenda do Incaper em Marilândia

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) desenvolveu diversas tecnologias em prol do desenvolvimento da cafeicultura capixaba. E, em tempos de seca, estas soluções tecnológicas têm chamado a atenção de diversos segmentos. Na última quarta-feira (29), um grupo formado por 52 pessoas saiu de São Gabriel da Palha e Vila Valério para conhecer a Fazenda Experimental do Incaper em Marilândia.

Agricultores, estudantes, representantes de associações e sindicatos visitaram a Fazenda e conheceram as diversas tecnologias desenvolvidas especialmente para o café Conilon. Entre os participantes desta excursão estiveram alunos da Escola Família Agrícola do Córrego Bley (MEPES).

“Temos interesse em conhecer, principalmente, o Robusta Tropical. Já trabalhamos com ele há mais ou menos seis anos e, diante da seca, ele é uma alternativa importantíssima porque exige menos custo e garante maior rentabilidade”, disse Dauri José Tamanhão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha.

A variedade à qual Tamanhão se refere é o ‘Emcaper 8151 – Robusta Tropical’, propagada por semente e recomendada preferencialmente para produtores de base familiar com menos possibilidades de ações de tecnologias, em função da rusticidade, da estabilidade de produção e do baixo custo. Além desta variedade, os visitantes conheceram outras tecnologias desenvolvidas pelo Incaper.

A programação contou com duas etapas: uma teórica, em que os presentes puderam vivenciar e debater a realidade do café conilon no mundo, no Brasil e no Espírito Santo; e outra prática, em que foi possível conhecer e também debater os principais resultados do programa de melhoramento genético do café conilon do Incaper, a produção de mudas de café conilon, a poda programada, o beneficiamento do café conilon entre outros. Estas duas etapas foram coordenadas pelo pesquisador do Incaper Paulo Sérgio Volpi e acompanhadas pelo extensionita do Incaper em São Gabriel da Palha, Carlos Lobo.


Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper