14/11/2016 11h50

Café de qualidade em Marechal Floriano abre perspectivas para jovens no campo

A produção de cafés especiais cresce em diversos municípios capixabas. Em Marechal Floriano, em torno de 100 famílias produzem cafés finos, o que tem gerado novas perspectivas para os jovens que vivem no meio rural. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) tem atuado fortemente com orientação técnica e incentivo à atividade no município.

Um dos exemplos exitosos é o Café Douro, produzido nas montanhas capixabas a 1000 metros de altitude. Uma família de agricultores familiares, do sítio Denizar, na comunidade de Victor Hugo, iniciou em 2013 o trabalho com cafés especiais e já colhe os resultados desse investimento. No XIII Concurso de Qualidade de Café de Santa Maria de Marechal, realizado neste ano, a família do agricultor Estevão Denizar Douro classificou-se em 1º lugar, com 85 pontos.

Ele trabalha com a esposa, Maria da Penha, e seus filhos Thiago e Denizar, de 22 e 27 anos, respectivamente. Eles possuem 25 mil pés de café em 10 hectares. “Começamos a trabalhar com cafés especiais para melhorar o preço do nosso produto. Utilizamos as recomendações feitas pelo Incaper, como análise de solo e adubação. Também procuramos manter nossa propriedade dentro dos padrões da questão ambiental”, falou Estevão.

Além das orientações do Incaper, essa família destaca-se pela busca constante por informações, sobretudo pelos filhos. Thiago está concluindo o curso de Administração no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Denizar, que trabalha diretamente com o pai, já participou de diversos cursos.

“Participei de cursos de cafeicultura geral, classificação e degustação de café, informática e inglês. Como premiação de um concurso de qualidade, pude visitar a Guatemala durante uma semana. O intercâmbio possibilitou o conhecimento sobre o processo de fermentação do café. Foi uma experiência diferente e enriquecedora para mim”, falou Denizar.

A busca por informação é um dos diferenciais dessa família, na visão do extensionista do Incaper César Krohling. Ele relatou que o Instituto tem incentivado fortemente os filhos dos produtores rurais. “Por meio do trabalho desenvolvido no município com cursos de capacitação e palestras, buscamos mostrar aos mais jovens que agricultura é um bom negócio, sobretudo a partir do momento que você tem acesso à informação e introduz essa informação na propriedade por meio das tecnologias. Somadas a isso, incentivamos a agregação de valor ao produto e a sustentabilidade. Essa propriedade, por exemplo, está quase no nível máximo do Currículo Mínimo de Sustentabilidade, comprovando que é possível produzir, ganhar dinheiro e preservar os recursos naturais, sobretudo nesse momento de crise hídrica”, explicou César.

Cafeicultura em Marechal Floriano

Para a safra de 2016, Marechal Floriano tem cerca de 100 famílias de produtores de cafés especiais do tipo Cereja Descascada (CD), com uma produção estimada de 10 mil sacas. Para melhor caracterização desses produtores, o município foi dividido em sete diferentes vales produtores com altitudes que variam entre 700 a 980 metros. Existem cerca de 1.200 produtores de café no município.

De acordo com o chefe local do Incaper do município, Cesar Krohling, a cultura do café ocupa hoje, aproximadamente, 3.400 hectares, com uma produção de 75 mil sacas beneficiadas. Mas, segundo ele, há ainda alguns desafios.

“Os grandes desafios são diminuir o custo da mão de obra, aumentar ainda mais a produtividade e a qualidade dos cafés. Nos últimos anos, Marechal Floriano teve destaque estadual e nacional nos concursos de qualidade de café arábica com várias premiações, o que propiciou oportunidades de comercialização principalmente para os cafés especiais”, reforçou.

Krohling também lembrou que o consumo de cafés especiais cresce 15% ao ano, enquanto o consumo mundial dos cafés comuns cresce de 2% a 3%. “O Brasil tem uma diversidade de regiões produzindo tipos variados de cafés e que tem também preços diferentes pelo tipo e pela sua região de origem. Conforme a região e as condições climáticas locais, principalmente a altitude, são evidenciados os aromas e sabores dos cafés”, falou o extensionista.

Dicas para preparo de um bom café

O café Douro ensina algumas dicas para preparar um cafezinho com qualidade. Confira:

- Para preservar as características de aroma e sabor, após aberta a embalagem do produto, coloque-o em um recipiente fechado, em local fresco e seco.

- No preparo de um excelente café, utilize água mineral ou filtrada na preparação do café;

- Não ferva a água. A temperatura ideal é de 90°C;

- Use a medida de 14 gramas para cada 200ml de água;

- Preparar somente a quantidade que será consumida.

Serviço:

Café Douro – Sítio Denizar – Victor Hugo – Marechal Floriano – ES