O Curso Prático de Cafeicultura Sustentável realizado no Polo de Educação de Mantenópolis começou nesta terça-feira (16) o. No município, o café é a principal atividade geradora de renda com, aproximadamente, 4300 hectares de arábica e 350 hectares de conilon. O aperfeiçoamento segue até quinta (18) e cerca de 30 agricultores estão participando.
O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cecaf) e pela Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Mantenópolis.
No curso, os conteúdos teóricos abordados são: ações integradas para o desenvolvimento da cafeicultura; técnicas a respeito das boas práticas agrícolas; caracterização dos cafés do município; melhoria da qualidade da produção, tratamento, colheita e pós-colheita; preparo correto do café torrado e moído (na sala de prova); planejamento e gerenciamento quanto ao custo de produção dos cafés; calendário agrícola de cafeicultura e plano de ações.
No último dia de curso, os participantes poderão acompanhar, na prática, o conteúdo abordado nas palestras, em visita técnica a uma lavoura de alta produtividade e estruturas de secagem.
Segundo o chefe local do escritório do Incaper, Érick Rodrigues Dias, o curso vai ao encontro de uma necessidade de profissionalização dos agricultores, além de fortalecer a cafeicultura. “É uma oportunidade de atender à crescente demanda do mercado no que tange a qualidade, além de promover conhecimentos técnicos ao cafeicultor. Dará, ao mesmo, condições de aumento de sua produtividade e rentabilidade”, salientou.
Para outras informações: (27) 3258-1202.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper