O Calendário Temático 2021 foi divulgado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores (as) Familiares de Santa Maria de Jetibá (STRSMJ), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O material contém informações técnicas sobre o Sistema de Plantio Direto na Palha e o uso de plantas de cobertura de solo.
Com o tema “Vamos chamar a vida de volta às nossas terras e nossa agricultura?”, o calendário está na 11ª edição, o que representa a consolidação de um importante instrumento de orientação técnica aos agricultores. A elaboração conjunta do calendário envolve pesquisadores e extensionistas do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) Serrano do Incaper; agricultores familiares; integrantes do Sindicato; o Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), de Alegre; e a Escola Família Agrícola de São João do Garrafão.
A publicação oferece a visão de diversos aspectos relacionados às plantas de cobertura, que são especiais para a formação da cobertura de solo/palhada no sistema de plantio direto. As informações, resultados e imagens são apresentadas de forma a ajudar o leitor a entender as tecnologias e suas aplicações. A prática realizada por agricultores familiares é demonstrada nos meses de janeiro, fevereiro, abril, junho, julho, agosto, setembro, novembro e dezembro. Os meses que apresentam as ações de pesquisa científica são março, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e dezembro.
Neste ano, o calendário também traz, no mês de agosto, orientações para adubação verde na cultura do café e o uso de alamedas como fonte de biomassa nas propriedades rurais, tanto para cobrir o solo quanto para adubação verde de olerícolas, no mês de maio.
“O Calendário Temático representa mais uma ferramenta de propagação das pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelo Incaper. É um conteúdo rico que pode chegar às mãos dos agricultores e contribuir para a melhoria do trabalho no campo. Parabenizo a todos que desenvolvem esse brilhante projeto”, ressaltou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Machado.
O coordenador do CDPI Serrano do Incaper, José Salazar Zanúncio Júnior, destacou que o material aborda ainda a importância da mulher rural como liderança, organização social e o desenvolvimento tecnológico das práticas adotadas na agricultura familiar. “Trata-se de um material com conteúdos gerados pelo processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação, por meio de projetos e subprojetos, iniciado em 2008 e que se estende até hoje”, frisou Zanúncio Júnior.
"Na edição deste ano, estamos mostrando o plantio direto na palha, um sistema que agrega ao trabalho da agricultura sustentável. Nossa intenção é que o calendário temático mostre aos agricultores a importância de trabalhar com novas tecnologias, a fim de promover a sucessão familiar", disse Egnaldo Andreatta, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores (as) Familiares de Santa Maria de Jetibá.
Faça o download do Calendário Temático 2021.
Texto: Andreia Ferreira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
andreia.santos@incaper.es.gov.br