16/10/2018 15h15

Colóquio discute alimentação saudável e a aproximação entre produtores e consumidores

Foto: Incaper
O objetivo geral do Colóquio é discutir a construção social de mercados e o fortalecimento da agroecologia.

A produção de alimentos saudáveis é um tema que está em evidência, notadamente nesta terça-feira (16), quando se comemora o Dia Mundial da Alimentação. E, no Estado, o Colóquio “Organizar, Produzir e Alimentar: A Construção Social de Mercados e Fortalecimento da Agroecologia do Espírito Santo” levanta vários aspectos relacionados ao tema.

O evento é realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Núcleo de Pesquisa, Inovação e Planejamento Socioeconômico (Nupla) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

“O objetivo geral do Colóquio é discutir a construção social de mercados e o fortalecimento da agroecologia, partindo do princípio de que a alimentação é um ato político. As pessoas estão mais conscientes da necessidade de consumir uma alimentação saudável. As comunidades se organizam, procuram produtores que oferecem este tipo de alimento e propõem ações capazes de garantir mais qualidade de vida”, disse a gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural do Incaper, Jaqueline Sanz.

Na abertura do Colóquio, na noite dessa segunda-feira (15), o Incaper participou de uma mesa redonda que fez uma análise da conjuntura do rural capixaba e das perspectivas para os agricultores. A coordenadora técnica de Agroecologia do Incaper, Andressa Alves, aborda a transição agroecológica e a construção de mercados nesta terça-feira (16). E o evento se encerra com uma enorme troca de experiências: representantes de vários bairros da Grande Vitória apresentam as ações desenvolvidas nas suas comunidades em prol da alimentação saudável dos moradores.

“A discussão da aliança entre campo e cidade tem como foco justamente trazer as experiências de aproximação entre produtores e consumidores. A Associação de Moradores do Centro de Vitória (Amacentro), por exemplo, vai levar o projeto Ponto Saúde, que realiza ações de vivências comunitárias diretamente relacionadas à importância da alimentação saudável”, acrescentou Jaqueline.

 

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho – vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves 
Tel.: (27) 3636-9881
Twitter: @incaperFacebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper