10/10/2017 14h38 - Atualizado em 10/10/2017 15h00

Comunidades do Sul Caparaó participam de curso para trabalhadores em floricultura

Foi com muito entusiasmo que o curso para trabalhadores em floricultura foi realizado em Divino São Lourenço, região Sul Caparaó do Estado. O evento aconteceu na comunidade de Floresta e reuniu produtores locais e das comunidades de Areia Branca e Lima Verde.

Trata-se de mais uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão rural (Incaper), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria Municipal de Agricultura e da Cooperativa Agropecuária Mista do Caparaó (Camcap).

O curso teve a participação de 17 produtores e as aulas foram desenvolvidas de forma itinerante, onde foram coletados e identificadas diversas espécies de flores e a concentração das aulas foram na casa do produtor rural Valter da Silva.

“O Estado produz apenas 20% das flores que consome, mas apesar de ser um mercado aberto isto não dá garantia de venda. Por isso, os produtores precisam se capacitar e organizar para alcançar o mercado, pois a concorrência de fora do estado é muito forte”, destacou o instrutor do Senar, o engenheiro florestal, Eduardo Elias Silva dos Santos.

Segundo o técnico em desenvolvimento rural do Incaper, José Marcos Spala Oliveira, o município possui um imenso potencial para a produção de flores.  “Somado a capacitação que estão obtendo com o curso, o resultado é o surgimento de oportunidade de diversificar e consequentemente aumentar a renda familiar dos produtores”, completou.

“A gente acredita que com ações assim, a renda da nossa família aos poucos melhore e não fique só com a renda do café e do leite”, relatou a produtora Viviane Raquel Louzada da Silva Castro.

 

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus com informações do ELDR de D.S.L

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

 

Tópicos:
flor, curso, agricultores
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper