30/10/2017 11h31

Conferência sobre o uso racional da água na cafeicultura do Conilon é realizada em Linhares

Foto: Vanessa Capucho
Durante a programação foram debatidos diversos temas voltados para as mudanças climáticas e o período de estiagem que o Espírito Santo atravessou nos últimos anos.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com Syngenta e GTECConilon, realizou, no Auditório do Hotel Days Inn, em Linhares, conferência sobre o uso racional da água na cafeicultura do conilon: preservação, reservação e uso consciente da água e do solo para produção sustentável de café conilon no Espírito Santo. O evento contou com mais de 100 participantes.

Durante a programação foram debatidos diversos temas voltados para as mudanças climáticas e o período de estiagem que o Espírito Santo atravessou nos últimos anos. “A conferência reforça a discussão de um tema tão importante quanto a água, principalmente nesse período de seca que enfrentamos. Outro ponto positivo é mostrar o quanto as parcerias público-privadas são fundamentais para o fortalecimento da agricultura capixaba”, ressaltou o diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior.

A palestra “Políticas públicas para preservação, reservação e uso da água – Sucesso, sustentabilidade e lições de gestão de recursos hídricos na Califórnia, EUA”, foi ministrada pelo Ph.D HydroFocus Davis Steve Deverel (Universidade da Califórnia). “Acredito que assim como na Califórnia, vocês do Espírito Santo precisam evitar os problemas quanto à falta de sustentabilidade na cafeicultura. Essa troca de experiência é muito importante para que possamos olhar para o futuro com mais critérios quanto às mudanças climáticas que podem afetar o setor”, ressaltou Steve.

O evento também contou com as seguintes palestras: Política no uso racional da água na agricultura, ministrada pelo gerente de Uso Sustentável de Água e Solo da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir Garcia dos Santos; Manejo racional da água e do solo para produção cafeeira – Irrigação racional do cafeeiro, ministrada pelo Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade de Uberaba (Uniube), André Fernandes; Manejo do gesso em alta dose e de braquiária para tolerância à seca no cafeeiro, ministrada pelo Alessandro Oliveira (AP Agrícola); e Adubação fosfatada e estresse hídrico controlado na uniformização de florada do cafeeiro, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Café Antônio Fernando Guerra.

O Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, ministrou a palestra sobre políticas públicas para uso e reservação de água para produção agrícola no Espírito Santo. “A crise hídrica, a falta de água ou o excesso de chuva nós sempre tivemos ao longo da história e sempre vamos ter, mas é necessário fazer políticas públicas para que nos próximos eventos como esses possamos estar mais preparados e tanto a sociedade quanto o produtor rural e a indústria sofram menos. Por isso, é importante frisar que as barragens e estações de tratamento feitas pelo Governo do Estado só ampliam a forma de lidar e diminuir o sofrimento que temos passado”, explicou Octaciano.

Para fechar o evento, o pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, ministrou a palestra sobre melhoramento genético de café no Espírito Santo diante das mudanças climáticas. “O principal problema que atinge a cafeicultura capixaba é a mudança climática e esse evento trouxe um alto nível técnico com uma programação focada no uso racional da água, mas além do aspecto técnico, houve a troca de experiências debatendo também políticas públicas para o setor. Avalio como positiva a conferência e que mais debates como esse possam acontecer em breve”, disse Romário.

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

 

 

 

 

Tópicos:
Café, conilon, conferência
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper