Representantes de cooperativas de agricultores familiares dos municípios de Nova Venécia, Muqui e Cariacica participaram de um intercâmbio técnico em dezembro de 2024, com o objetivo de compartilhar experiências sobre produção, comercialização e organização no cooperativismo agroecológico. A iniciativa teve apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
As atividades tiveram início no dia 17 de dezembro, pela manhã, na Cooperativa da Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC), onde os produtores puderam conhecer de perto a produção e comercialização de banana orgânica no município, que é uma referência nacional nesse segmento. Também foram apresentados, na ocasião, o sistema de organização da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e o modelo de comercialização por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), para outros estados.
No período da tarde, o grupo chegou ao município de Muqui para visitar as instalações da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (CAFESUL). Os participantes conheceram a unidade de beneficiamento de café, os processos de torrefação e seleção de grãos, e a fabricação de bioinsumos, essenciais para a agricultura orgânica. Renato Theodoro, presidente da CAFESUL, junto com sua equipe, apresentou os diversos projetos desenvolvidos em parceria com os cooperados.
A programação seguiu no dia 18, com uma visita à propriedade do produtor José Cláudio, reconhecida pela produção de café orgânico e de qualidade. A atividade foi acompanhada pelo técnico do Incaper e coordenador regional do projeto Cafeicultura Sustentável, Tássio de Souza. Após a visita, o grupo retornou à sede da CAFESUL para uma sessão de avaliação e degustação de cafés especiais. O evento foi encerrado com uma avaliação geral das atividades e a formalização de novas parcerias entre as instituições presentes.
“A CAFESUL vem fazendo um trabalho extraordinário com relação ao sistema de produção orgânica, qualidade e comercialização do café conilon. Voltamos da visita entusiasmados com a possibilidade de fazermos uma parceria com foco na agroecologia, para a comercialização de café orgânico”, disse o presidente da cooperativa de Nova Venécia, Primo Dalmasio.
O intercâmbio contou com a colaboração da Cooperativa Veneciana da Agricultura Familiar, da CAFESUL e da CAFC. Pelo Incaper, participaram os escritórios dos municípios envolvidos, a Coordenação de Agroecologia e o projeto Cafeicultura Sustentável.
“O encontro destacou a relevância do cooperativismo para fortalecer a agricultura orgânica, a produção de cafés de qualidade e a importância da agroecologia como eixo norteador das ações realizadas”, ressaltou o extensionista do Incaper, Moisés Marré, que coordenou a atividade. A iniciativa faz parte do projeto "Agroecologia: Multiplicando Saberes, Produzindo Vida", executado pelo Incaper e FUNDAGRES INOVAR, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e Inovação (FUNDECI) do Banco do Nordeste.
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br