12/07/2023 16h03 - Atualizado em 17/07/2023 09h45

Alto Rio Novo promove 1ª Oficina Cores da Terra e Artesanato

Foto: Incaper.
Foto: o extensionista escritório local do Incaper em Mantenópolis, Rodrigo Fernandes de Oliveira, com os artistas locais Edvandro de Oliveira e Sueli Venâncio e agricultores familiares locais. O objetivo da oficina é deixar um legado no município, com a renovação do paisagismo local através de uma arte totalmente sustentável.

Nos dias 25 a 27 de julho, Alto Rio Novo receberá, pela primeira vez, a Oficina Cores da Terra e Artesanato. A ideia é, com as famílias rurais, alunos e professores, deixar um legado no município, com a renovação do paisagismo local por meio de uma arte totalmente sustentável, com a matéria-prima obtida exclusivamente da natureza.

O projeto “Cores da Terra” teve início em 2007 no Espírito Santo, por meio de uma parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e foi implementado, principalmente, nas comunidades rurais, com o intuito de ensinar uma técnica simples, criativa e sustentável de pintura, tendo como matéria-prima a própria terra, com várias cores e tonalidades.

A técnica de pintura se baseia em misturar terra com os ingredientes água e cola, resultando em tintas de cores variadas. O material não é tóxico, apresenta boa qualidade e o custo é inferior ao da tinta convencional.

A partir do ano de 2009, quando o projeto foi premiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), passamos a desenvolver em parceria com a UFV pesquisas e ações de extensão para aperfeiçoar e multiplicar a técnica de baixo custo e de fácil apropriação, o que a validou como Tecnologia Social, sendo certificada em 2015 pela Fundação Banco do Brasil, consolidando assim suas características de simplicidade, fácil aplicabilidade e impacto social.

“O Incaper deu continuidade às ações de multiplicação da tecnologia mesmo após a finalização do convênio com a Finep em 2016, por meio de atividades de extensão direcionadas a diversos públicos”, afirmou a extensionista do Incaper, Rachel Quandt Dias, coordenou o projeto pelo Incaper.

A Oficina Cores da Terra e artesanato em Alto Rio Novo contará com a participação dos artistas artesãos e instrutores, Edvandro de Oliveira e Sueli Venâncio.

A Oficina Cores da Terra e Artesanato acontecerá por meio da parceria entre o Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Mantenópolis com a Prefeitura de Alto Rio Novo, por meio da Secretaria Municipal de Meio ambiente e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O extensionista e coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Alto Rio Novo, Rodrigo Fernandes de Oliveira, contou que conheceu o Cores da Terra com o artista da região, Edvandro Oliveira Eustáquio.

Segundo Fernandes, ambos apresentaram o projeto para escolas e famílias rurais e deixaram um legado afetuoso em Alto Rio Novo, com obras e pinturas que se tornaram referência em turismo no município, o que motivou alguns moradores a adotarem a produção das tintas e comercializarem as mesmas.

“O Cores da Terra é transformador. Traz autoestima e esperança para essas famílias, porque é um indicador de que as coisas estão melhorando, especialmente através de algo sustentável e humano. Além disso, é um projeto que propicia um contato social, que gera vínculo e faz com que as pessoas que o veem também queiram participar e se unir com outras famílias”, lembrou Rodrigo Fernandes.

De acordo com o extensionista, o Cores da Terra também possibilita o aumento de renda, por ser uma atividade com um material de fácil acesso. “Eles se unem, pintam e inovam. Com pouco, eles fazem muito”, disse.

As inscrições estão abertas: (27) 3746-1233.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa: