21/06/2018 10h48

Curso de aproveitamento de subprodutos de cacau é realizado em Fundão

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura Municipal de Fundão realizaram um curso de aproveitamento de subprodutos de cacau, no Clube do Cavalo. Ao todo, 22 produtores rurais e doceiras participaram do evento.

O curso foi aberto a toda comunidade e abordou os temas: práticas de higiene durante a transformação da matéria-prima em produtos elaborados; colheita – lavagem e quebra do cacau; extração do mel do cacau e extração da cibirra do cacau, entre outros.

Os participantes tiveram a oportunidade de aprender várias receitas preparadas a partir do mel de cacau, amêndoa de cacau e cibirra do cacau. O curso teve duração de 16 horas e o instrutor foi o agente de atividades agropecuárias da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) de Linhares, Álvaro Cândido da Silva.

As receitas desenvolvidas foram mel de cacau, licor de cacau, geleia de cacau, doce de cibirra, nips, nips doce com especiarias, amêndoa de cacau açucarada, amêndoa de cacau açucarada para diabético, nips salgado, chocolate em pó amargo, achocolatado, chocolate 50%, doce de cacau tipo e rapadura de cacau.

“O curso abordou também as boas práticas de fabricação de doces e a importância da diversificação de atividades rurais para melhor a distribuição da renda da propriedade, além de incentivar os produtores a cultivar amêndoas de qualidade. Foi um momento positivo e com grande procura. Todos ficaram muito felizes em poder aprender receitas que podem melhorar a renda da propriedade”, ressaltou a extensionista Carolina Santibañez Fernandes.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br