22/09/2021 08h44 - Atualizado em 22/09/2021 15h02

Dia da Árvore: Incaper e Prefeitura municipal de Alfredo Chaves se unem a estudantes e plantam Ipê-Roxo no centro da cidade

Foto: Divulgação Incaper

Em homenagem ao Dia da Árvore, na tarde desta terça-feira (21), o escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Alfredo Chaves em parceria com a Prefeitura municipal promoveu o plantio de um Ipê-Roxo na praça central da cidade. A ação foi realizada com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ana Araújo, do Projeto Estadual Pró-jovem, do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) local e com pessoas da sociedade civil.

O coordenador do Incaper local, João Medeiros Neto, lembrou que o Incaper não está só na comunidade rural. “Nossas árvores estão nas zonas urbanas, nos trazendo sombreamento, equilíbrio das temperaturas e uma beleza que contribui para o paisagismo da região e para o turismo local. Também devemos lembrar que os alunos são os porta-vozes de nosso futuro e o Incaper é um grande responsável nesse processo de orientação para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida na sociedade”, disse.

O extensionista do Incaper Marcelo Freitas Ladeiras explicou que todos os anos, no dia em que se comemora o Dia da Árvore, é plantado um Ipê. Segundo ele, faltava apenas a cor roxa para completar a paleta com as cores rosa, branco e amarelo que já existem na praça central do município. “Essa é uma ação que trouxe uma vivência e que ficará marcada para essas pessoas”, ressaltou.

A ação teve a participação do coordenador do setor de Educação Ambiental da Prefeitura de Alfredo Chaves, Itagiba Augusto Viana Mattos. “A ação de hoje foi muito importante, especialmente porque durante a pandemia nossos alunos perderam esse contato mais direto com a natureza. O nosso papel é reintegrarmos, aos poucos, os estudantes à sociedade, resgatando valores, inclusive ambientais”, frisou.

Ele explicou que o viveiro municipal contempla várias ações ambientais e, dentre elas, estão a doação de mudas nativas ou ornamentais para outros municípios do Estado e em 2022, mais de 150 famílias receberão um número superior a 200 mil mudas do café da variedade Conquista – ES 8152.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa: