29/05/2019 15h46

Dia de Campo é realizado em Alto Rio Novo

O evento reuniu mais de 100 pessoas.

Com objetivo de alavancar a cultura do café no município, foi realizado o dia de campo da cafeicultura em Alto Rio Novo. O evento foi uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal de Alto Rio Novo. O evento realizado na propriedade da família Mont`mor, em Córrego São Pedro, reuniu mais de 100 pessoas.

A primeira estação abordou ‘A importância do manejo sustentável na cafeicultura’, com o extensionista, Marx Bussular Marinuzzo. A segunda estação foi comandada pelo extensionista do Incaper de Marilândia, Marcone Comério que falou sobre ‘Poda Programada de Ciclo do Café Arábica’. Na terceira estação, discutiu-se sobre o tema: ‘O manejo integrado de pragas e doenças no cafeeiro’, com os engenheiros agrônomos da Syngenta, Marcelo Ribeiro e Rogério Colombi Junior.

Para encerrar o dia de campo foi realizado uma palestra sobre tecnologias e inovação para a colheita e pós-colheita do café arábica, com o administrador rural do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes de Venda Nova), Aldemar Polonini Moreli.

Segundo o extensionista e coordenador do Regional Central Oeste, Tiago do Santos, a intenção do evento é fazer com que a cafeicultura tenha crescimento em produtividade no município, já que é a cultura que mais distribui renda.

“Nosso dia de campo superou as expectativas, esse é o primeiro que fazemos durante a safra do café. O agricultor enxerga o café a sua principal renda, o que põe comida na mesa. De todos esse foi o dia de campo mais elogiado, não só de público, mas pela programação, isso anima a agente a continuar contribuindo não só pela cafeicultura, mas por todo o rural capixaba”, acrescentou Tiago.

O dia de campo contou a presença do diretor técnico do Incaper, Nilson Araújo Barbosa.

Texto: Cássio Simão

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper