28/11/2017 16h07 - Atualizado em 30/11/2017 15h23

Dia de Campo reforça a sustentabilidade da Cafeicultura em Irupi

Aproximadamente 100 pessoas participaram de um Dia de Campo de Arábica, em Irupi, no Sul Caparaó. O encontro aconteceu no Sítio Córrego Esquerdo e faz parte do Projeto de Transferência e Tecnologia do Incaper, que contempla a Sustentabilidade da Cafeicultura.

O evento tem como realizadores o Incaper, a Prefeitura de Irupi e o Consórcio Pesquisa Café (CBP&D/Café).

A programação dos conteúdos foi dividida em estações. O pesquisador César Abel Krohling (Incaper - Marechal Floriano) falou mais a respeito da implantação e da renovação das lavouras; Wescley Henrique Silva Marion (Incaper - Mimoso do Sul) ministrou o conteúdo a respeito da Poda Programada para o Café Arábica; o extensionista Douglas Gonzaga de Sousa (Brejetuba) deu mais detalhes sobre a adequação produtiva e socioambiental das propriedades cafeeiras e Fabiano Tristão Alixandre (Brejetuba) apontou quais são as tecnologias para a produção de cafés especiais. Por fim, o supervisor técnico da Heringer, Ramon Castelo, falou sobre altos rendimentos dos cafeeiros a partir de uma boa nutrição. Das quatro estações, duas foram realizadas na lavoura.

Segundo o responsável pelo projeto, o extensionista do Incaper Lucio Herzog De Muner, o objetivo é levar a sustentabilidade da cafeicultura capixaba. “São 350 propriedades rurais de Arábica e Conilon que serão referências nos municípios. Trata-se de um planejamento produtivo e adequação socioambiental dessas propriedades visando à implantação do Currículo de Sustentabilidade do Café”, explicou Lúcio.

"O evento foi de extrema importância para a cafeicultura do Município, pois abordou temas do dia a dia do cafeicultor, dentre eles a qualidade, que é tendência no mercado mundial. Abordou novas técnicas de poda e também técnicas sobre sustentabilidade, que está se tornando obrigatoriedade para o comércio de cafés no exterior, e, além disso, foram abordadas técnicas de cultivares, dentre outros assuntos", pontuou o extensionista do Incaper local Ediézio Vimercate de Carvalho.

De acordo com o produtor rural Acácio Manoel Martins o evento foi muito satisfatório. “Pude aprimorar meu conhecimento com boas explicações sobre temas como plantio de café, qualidade, secagem e processamento do café, plantação, desbrota e o tempo certo para aumentar a colheita, espaço ideal de plantio, tudo de forma bem elaborada. Estão de parabéns pelo evento", disse.

Currículo de Sustentabilidade do Café

O Currículo (CSC) consiste em um conjunto de normas e pontos comuns para produzir café com qualidade e sustentabilidade no Brasil e no mundo. Trata-se de uma das ações do Programa Café Sustentável, uma iniciativa público-privada pré-competitiva global que envolve parceiros da indústria e do comércio, governos, ONGs e instituições verificadoras e certificadoras de sustentabilidade.

Entre os principais temas contidos no Currículo Mínimo, destacam-se conservação da água na propriedade; gestão ambiental; gestão da propriedade; registro de informações e rastreabilidade; conservação do solo; destinação de resíduos e cuidados com a poluição e contaminação de água e solo; adequação à legislação trabalhista, com a garantia de segurança e saúde para o trabalhador; manejo agronômico produtivo; e procedimentos corretos de colheita.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper