25/04/2017 11h20

Dia de campo sobre café conilon é realizado em Sooretama

O extensionista do Incaper Marcone Comério falou sobre a nutrição do café conilon.

Cerca de 60 pessoas, entre produtores rurais e técnicos do setor agrícola, participaram do Dia de Campo sobre café conilon, que aconteceu no Sítio Alto da Bela Vista, na comunidade de Chumbado, em Sooretama. O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pela Syngenta e pela Prefeitura de Sooretama. O objetivo foi discutir assuntos relacionados a cafeicultura no Norte do Estado.

De acordo com o diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, o objetivo do Dia de Campo é passar informações técnicas sobre o manejo adequado para a cultura cafeeira. “Vamos realizar 27 dias de campo voltados para a cafeicultura do conilon na Região Norte, onde os nossos técnicos estão aptos para ministrarem palestras com assuntos pontuais para cada município”, ressaltou Mauro.

O evento contou com três estações. A primeira abordou o tema nutrição do café conilon e foi ministrada pelo extensionista do Incaper Marcone Comério. A segunda tratou sobre segurança no trabalho e uso correto de defensivos. A terceira e última foi relacionada ao manejo de pragas e doenças.

“A parceria entre a Syngenta e o Incaper só fortalece a importância de passar informações técnicas aos produtores. O dia de campo serve para esclarecer mitos e verdades que acontecem no meio rural”, explicou o representante técnico de vendas da Syngenta, Marcelo Ribeiro.

Os maiores produtores de café conilon do Espírito Santo são os seguintes municípios:  Jaguaré, Vila Valério, Nova Venécia, Sooretama, Linhares, Rio Bananal, São Mateus, Pinheiros, Governador Lindenberg, Boa Esperança, Vila Pavão, São Gabriel da Palha, Colatina e Marilândia.

“A realização de eventos como o Dia de Campo é muito importante para o nosso dia a dia. Precisamos estar sempre em busca de conhecimento”, ressaltou o produtor rural e proprietário do Sítio Alto da Bela Vista, André Ferreira.

O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil, responsável por entre 75% e 78% da produção nacional. É responsável por até 20% da produção do café robusta do mundo. O café conilon é a principal fonte de renda em 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras quentes.

“A realização do evento é de suma importância, pois a troca de informações, tecnologias e experiências é fundamental em quaisquer níveis do conhecimento e no campo não poderia ser diferente. Dessa forma conseguimos divulgar novas tecnologias de produção e melhorar o planejamento, fortalecendo os produtores rurais da região e a agricultura do município como um todo”, explicou o prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br