O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o dia de campo sobre a cultura do inhame na propriedade da família do Sr. Fidélis Cosmo, na comunidade de Victor Hugo, em Marechal Floriano. O evento contou com a participação de 27 pessoas e o objetivo foi demonstrar o uso de sistema de irrigação de baixa vazão, com uso de micro aspersores.
O uso do “canhão”, muito utilizado na cultura do inhame, é de baixa eficiência na distribuição da água e com grande perda por deriva, evaporação e com vários pontos de desuniformidade principalmente nas bordas.
“As áreas de plantio de inhame vêm se expandindo no município, sendo a olerícola de maior destaque em valor bruto em 2016, segundo dados do IBGE. Com a crise hídrica que se intensificou no Estado em 2016, busca-se tecnologias que contribuam para diminuição do uso de água na agricultura”, ressaltou a extensionista, Ana Paula Siqueira.
Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano, Saulo Ramon, a economia deste sistema é de 50 % no volume de água utilizado por área, consequentemente 50% a menos de energia consumida e, no caso do senhor Fidelis Cosmo, redução de 30 para cinco setores a serem irrigados, diminuindo assim a mão de obra” explicou Ramon.
O dia de campo contou também com palestras sobre o manejo da cultura do inhame desde o plantio até a colheita e informações sobre sistemas de irrigação. A iniciativa da realização desta unidade de observação sobre irrigação foi da Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano, em parceria com o Incaper.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper