22/04/2019 16h19

Dia especial de piscicultura é realizado na Serra

Produtores rurais do município da Serra e região participaram do Dia Especial de Piscicultura, que aconteceu Fazenda Mamoeiro, em Putiri. O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap).

A programação contou com palestras sobre regularização ambiental da piscicultura; manejo zootécnico e a importância qualidade da água. “Muito feliz com o resultado, é importante despertar nos produtores rurais a possibilidade de diversificação da propriedade, com um produto saudável e boa aceitação no mercado. Alguns produtores da Serra estão iniciando a produção de tilápias em sistema de recirculação, com tratamento da água por filtro biológico, minimizando o uso de recursos hídricos”, explicou a extensionista Lucimary Ferri.

O Espírito Santo apresenta um grande potencial para a atividade, já que possui boa disponibilidade hídrica e clima favorável. Dados do Anuário Peixe Br 2019, mostram que o Estado produziu na piscicultura o equivalente a 13.180 toneladas em 2018, com crescimento de 9,9% em relação ao ano anterior (12 mil toneladas). Entre as espécies mais produzidas está a tilápia com mais de 11 mil toneladas.

Texto: Vanessa Capucho

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper