15/09/2016 14h32 - Atualizado em 15/09/2016 14h28

Dia especial do cultivo de oliveiras será realizado em Santa Teresa

O cultivo de oliveira ganha cada vez mais espaço nas propriedades rurais de Santa Teresa, por causa do clima e do solo da região, que são favoráveis a esse tipo de plantio. Para incentivar ainda mais a atividade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) vai realizar um Dia especial do cultivo de oliveiras, na próxima terça-feira (20).

A atividade vai ocorrer na propriedade de Nilza Jastrow, produtora rural da comunidade de Serra dos Pregos. Na programação, haverá palestra sobre o panorama e as perspectivas da atividade no município de Santa Teresa, além de um histórico do cultivo no município. Também serão apresentadas orientações técnicas sobre plantio, poda, nutrição, controle de pragas, qualidade de mudas, produção, produtividade e manejo das plantas.

“Iremos apresentar um conjunto de recomendações para os agricultores a fim de garantir que o plantio de oliveiras gere um produto genuíno, puro e de qualidade. Queremos também contribuir no processo de criação de uma cooperativa para o processamento coletivo das oliveiras para a fabricação de azeite”, falou a extensionista do Incaper Ranusa Coffler.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Santa Teresa. Na ocasião também serão distribuídas nove mil mudas de oliveiras vindas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

De acordo com o chefe do escritório local de Santa Teresa, Carlos Alberto Sangali de Mattos, o cultivo de oliveiras é uma atividade pioneira no Estado, em caráter econômico. “Ela oferece alta rentabilidade e é uma alternativa para a diversificação da produção", disse Sangali. No município de Santa Teresa, existe uma unidade demonstrativa de cultivo de oliveiras desde 2012.

Serviço:

Dia especial do cultivo de oliveira

Data: 20/09 (terça-feira), às 9 horas

Local: Propriedade da Sr.ª Nilza Jastrow – Serra dos Pregos – Santa Teresa (ES)

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-986

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper