22/03/2017 14h36 - Atualizado em 22/03/2017 14h57

Dia especial sobre palma forrageira em Mucurici

Foto: Incaper / Mucurici

Cerca de 90 pessoas, entre produtores rurais, técnicos e estudantes, vindos de 15 municípios do Espírito Santo, da Bahia e de Minas Gerais, participaram do Dia Especial sobre Palma Forrageira. O evento foi realizado em Mucurici pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com diversas instituições.

O tema do evento foi a cultura da palma forrageira como alternativa de alimentação animal para o período de seca. O zootecnista do Incaper Lázaro Samir falou sobre as vantagens e características de utilização da palma na nutrição de ruminantes. Também foram abordados aspectos relacionados a plantio, formação e manejo da lavoura. O engenheiro agrônomo do Incaper Adriano Spínola discorreu sobre a adoção da Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma Forrageira (TCIP) abordando os temas relacionados aos sistemas de plantio, adubação, tratos culturais, espécies utilizadas, pragas e doenças e colheita.

Ao final do evento, realizado da Unidade Demonstrativa de Palma Forrageira do Incaper em Mucurici, foram distribuídas aproximadamente 6 mil mudas de palma forrageira (das espécies gigante e miúda ou doce) aos produtores previamente cadastrados no escritório local do Incaper de Mucurici. O objetivo é formar um banco de mudas e popularizar o uso da palma forrageira nas propriedades rurais. O agricultor beneficiado com as mudas tem o compromisso de, em um ano, entregar a mesma quantidade de mudas que recebeu para outros agricultores de seu município. Ao todo foram distribuídas cerca de 6000 mudas das espécies gigante e miúda ou doce.

O evento foi realizado pelo Incaper, por meio das unidades de Mucurici e Ponto Belo, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Mucurici, Laticínios Veneza e o produtor rural Klaus Fabianni. Também participaram técnicos da Emater Minas, representantes de sindicatos de trabalhadores rurais de Mucurici e Montanha, secretários municipais de agricultura, representantes de cooperativas de leite, alunos e professores do curso técnico em agropecuária do IFES - Campus de Montanha, além de produtores rurais.

Pesquisa, ensino e extensão

O Dia Especial sobre Palma Forrageira faz parte do projeto de pesquisa “Efeitos da adubação nitrogenada sobre a qualidade dos gêneros Opuntia ficus e Nopalea cochellinifera em diferentes regimes hídricos na região norte do Espírito Santo” aprovado pelo edital FAPES/SEAG Nº 06/2015. O projeto de pesquisa visa à integração entre o ensino, a pesquisa e as ações de difusão de conhecimento por meio da extensão com a participação de diversas instituições. Dessa forma o projeto de pesquisa e as ações de extensão rural estão alinhados com a missão e a visão de futuro do Incaper que buscam promover soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa e extensão rural, em conjunto com os parceiros institucionais. O projeto conta com a participação de um professor do IFES campus Montanha, três extensionistas do Incaper, um professor e pesquisador da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), um pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura e um professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Sobre a palma forrageira

A palma forrageira é uma planta com características de alta tolerância à seca, devido tanto a sua fisiologia como a sua estrutura morfológica, adaptadas de forma especial quanto à absorção, ao aproveitamento e à perda de água em ambientes de condições adversas, suportando longos períodos de escassez hídrica, períodos esses bastante característicos na maioria dos municípios do Norte do estado do Espírito Santo, principalmente ao longo dos últimos anos.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Juliana Esteves