O Dia Mundial da Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, será marcado por um debate sobre os desafios e perspectivas para uma alimentação saudável, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A atividade é uma realização conjunta do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Grupo de Estudos da Questão dos Alimentos (GeCa).
Segundo a doutora em desenvolvimento rural do Incaper Celia Jaqueline Sanz Rodriguez, a realização desse evento é de grande importância para a sociedade. “Refletir sobre a questão alimentar implica em colocar em pauta questões sobre a forma de produzir e consumir alimentos na atualidade. Nesse sentido, o Incaper tem um papel central nessa discussão, pois além de atuar diretamente com os agricultores familiares, principais responsáveis pela produção de alimentos, se insere nos elos que vão desde a produção de alimentos até o seu consumo”, falou Jaqueline.
Ela frisou a importância da interlocução com a sociedade. “A questão alimentar é por si só um tema interdisciplinar e que acomete a todos. A universidade tem papel central nessa discussão e a participação do GeQa marca a necessidade de diálogos com todos os setores”, explicou a extensionista.
Na programação do evento, a nutricionista Rafaella Brito Fardin, integrante do GeQa, irá abordar o tema da terra, do alimento e da culinária. Já o integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) Leomar Honorato Lírio falará sobre a alimentação e o modo de produção dos camponeses.
Ainda irão compor a mesa de debates a extensionista e técnica em desenvolvimento rural do Incaper Renata Setubal. Ela irá abordar o tema da agroecologia e os caminhos para uma produção com foco na segurança alimentar. O professor da Ufes e engenheiro agrônomo Mindszenty José Garozi falará sobre o solo, os quintais e a alimentação.
O evento ocorrerá no auditório do ICII, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), a partir das 9 horas. Não é necessário inscrever-se previamente.
Serviço:
Evento: Dia mundial da alimentação: desafios e perspectivas para uma alimentação saudável.
Data: 16/10/17
Local: Auditório do IC II – Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Goiabeiras.
Horário: das 9 às 12 horas
Realização: Incaper e GeCa (Grupo de Estudos da Questão dos Alimentos).
Programação:
9h – 9h30 – A terra, o alimento e a culinária - Rafaella Brito Fardin (Nutricionista e Membro do GeQa).
9h30 – 10h – O campesinato e a alimentação - Leomar Honorato Lírio (Camponês, Membro do MPA e Estudante em Educação do Campo da Ufes)
10h – 10h30 - Agroecologia: caminhos para uma produção com foco na segurança alimentar. Renata Setubal (Extensionista do Incaper e Técnica em Desenvolvimento Rural).
10h30 – 11h – O solo, os quintais e a alimentação (Mindszenty José Garozi – Professor da Ufes e Engenheiro Agrônomo).
11h – 12h – Debate.
Coordenação:
Celia Jaqueline Sanz Rodriguez (Extensionista do Incaper, Socióloga e Drª em Desenvolvimento Rural).
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper