09/10/2017 15h25 - Atualizado em 10/10/2017 09h46

Em Pedro Canário produtores aprendem mais sobre produção de Pimenta-do-Reino

Foto: ELDR Cristal do Norte
Estação 1: Nutrição da Pimenteira-do-Reino. Pelos extensionistas do Incaper, Thiago Carvalho Nogueira e Claudio Rodex Junior.

Aproximadamente 90 pessoas participaram de um dia de campo sobre a cultura da pimenta-do-reino, que aconteceu na propriedade do agricultor Nilton Cesar Mendes Amorim, da comunidade de Cristal do Norte, em Pedro Canário.

O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) via escritório local (ELDR) do município, com o apoio das entidades parceiras, a Alltech, a COOPBAC, o Sindicato dos Produtores Rurais de Pedro Canário, a Rádio SIM FM, a CEUNES/UFES de São Mateus e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Pedro Canário.

“O nosso objetivo é incentivar a discussão de assuntos relacionados à cadeia produtiva da cultura da pimenta-do-reino no município e de municípios vizinhos, tendo em vista a importância econômica da atividade na região”, pontuou o extensionista do Incaper local Claudio Rodex Junior.

O evento contou com quatro estações relacionadas à pimenta-do-reino.  A primeira, ministrada pelos extensionistas do Incaper Thiago Carvalho Nogueira e Claudio Rodex Junior, abordou o tema Nutrição enfatizando análise de solo, adubação química e orgânica e coleta de amostras de solo de forma correta. A segunda, conduzida pelo Técnico em Agropecuária e produtor rural Gustavo Quinquin Sossai, tratou sobre Condução e Poda. A terceira, conduzida pelo Zootecnista e Gerente da COOPBAC Doriedson Magiero, foi relacionada à Comercialização, e a última estação, dirigida pelo professor Marcelo Barreto da Silva, doutor em Fitopatologia e professor da UFES, trabalhou o Manejo Alternativo da Cultura.

De acordo com a equipe organizadora do evento, do escritório local do Incaper em Pedro Canário, o dia de campo foi um sucesso. “Esses momentos permitiram aos agricultores da região um saber mais técnico e prático sobre essa importante cultura, o que é fundamental para o desenvolvimento dessa atividade, já que ainda temos poucos estudos científicos consolidados a respeito desse tema. Além disso, foi um dia de muita integração entre todos os participantes”, avaliou Thiago Carvalho Nogueira, Engenheiro Agrônomo do Incaper. A equipe local do Incaper é integrada por ele, pelo extensionista Claudio Rodex Junior e pela Assistente de Suporte Pâmela de Sousa Martins.

“A minha vinda aqui foi útil porque aprendi muito e aumentei minha rede de relacionamentos. A promoção desses eventos é muito importante para quem participa, pois não sabemos tudo, estamos sempre aprendendo”, relatou Ademar Bruno, produtor rural e proprietário do Sítio Aconchego.

O evento contou com a participação de diversas comunidades do município de Pedro Canário, agricultores familiares do município de Conceição da Barra, técnicos e estudantes.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus com informações do ELDR de Cristal do Norte.

Twitter: @incaper

Facebook: IncaperVisualizar em tela cheia