13/02/2017 16h48

Embalagens vazias de agrotóxicos são trocadas por mudas em Marechal Floriano

Foto: Cesar Krohling / Incaper
Produtores rurais de Marechal Floriano trocaram embalagens vazias de agrotóxicos por mudas de espécies nativas.

Produtores rurais de Marechal Floriano trocaram embalagens vazias de agrotóxicos por mudas de espécies nativas. A ação foi durante a 7ª edição da Campanha Campo Limpo, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Casa do Adubo.

A campanha contou com a participação de mais de 60 produtores de todas as comunidades rurais de Marechal Floriano. O objetivo foi o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos que são utilizados pelos produtores do município para evitar a contaminação do solo, da água e de animais. 

Ao devolverem as embalagens, os produtores receberam mudas de espécies nativas como ipê, cedro e jequitibá, além de fruteiras como pitanga, araçaúna e cajá-mirim. As mudas foram doadas pelo viveiro da Fazenda Engenheiro Reginaldo Conde, em Jucuruaba, Viana, que recebeu em troca um caminhão de palha de café para fazer o composto que servirá de substrato para novas mudas.

“Durante a campanha os produtores foram orientados em relação ao risco que é o uso de agrotóxicos nas culturas agrícolas, os cuidados para o manuseio, a importância de fazer o curso sobre o uso de agrotóxicos e ainda foram orientados para o plantio das mudas. Apesar de sabermos da lei que obriga que os produtores devolvam as embalagens na loja onde adquiriram os agrotóxicos, para o pequeno produtor que normalmente só tem um veículo de passeio torna difícil e até mesmo perigoso tal tarefa”, disse Cesar Abel Krohling, chefe do escritório do Incaper em Marechal Floriano.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves (com informações de Cesar Krohling)
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper