24/01/2020 16h31

Enxertia em cacaueiro é tema de curso na Serra

Produtores participam de curso de enxertia em cacaueiro.

A cultura do cacau se adapta muito bem ao sombreamento. Dessa forma, abre a possibilidade para a combinação de plantio de culturas agrícolas e espécies arbóreas em um mesmo espaço. Com intuito de auxiliar o produtor do município da Serra, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ministrou, na última semana, um curso de enxertia em cacaueiro.

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura do município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Segundo o coordenador do escritório local do Incaper na Serra, Joelson Sutil Jesus Ferreira, no cinturão de Barcelona e no Morro Mestre Álvaro, os produtores têm a mata existente como aliada na implantação das lavouras.

“Isso porque o cacaueiro se adapta bem ao sombreamento. Já nas áreas abertas, como as pastagens existentes no Mestre Álvaro, vislumbramos a possibilidade de realizar a cobertura vegetal com arranjos produtivos como os Sistemas Agroflorestais (SAFs), utilizando a combinação do plantio do cacau com a seringueira, árvores frutíferas e também arvores nativas. Desta forma, temos a possibilidade de aliar o respeito à natureza e proporcionar um ganho econômico na propriedade”, afirmou.

O evento contou com a participação de 13 pessoas, principalmente heveicultores e pequenos produtores da região do cinturão verde do bairro Barcelona e Morro Mestre Álvaro, e foi realizado no Horto Municipal de Serra Sede.

Texto: Hércules Nascimento

Informações à Imprensa: