O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) recebeu, nesta segunda-feira (23), uma visita técnica dos presidentes das Empresas de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui da Silva Verneque, e de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Glenio Martins de Lima Mariano. O objetivo foi conhecer as tecnologias desenvolvidas pelo Instituto, além de estreitar parcerias.
Participaram da visita técnica o pesquisador e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura, Romário Gava Ferrão, o chefe de pesquisa do Incaper, Luiz Carlos Prezotti, a chefe do departamento de comunicação e marketing, Célia Jaqueline Sanz, além dos extensionistas Carlos Alberto Sangali, Ranuza Coffer e Lúcio Herzog De Muner.
“É uma grande satisfação receber os representantes das duas maiores empresas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural do país. O intercâmbio entre o Incaper, a Epamig e a Emater-MG já existe há muito tempo e pretendemos agora formalizar essa parceria por meio de um termo de cooperação técnica que vai abranger vários setores. Essa troca de experiências só fortalece a agricultura brasileira, em especial o Espírito Santo”, ressaltou o diretor-presidente do Incaper, Marcelo de Souza Coelho.
Durante a visita foram apresentadas as principais áreas de atuação do Incaper no Espírito Santo como agricultura familiar, cafeicultura, organização e gestão da comercialização, fruticultura, entre outras. “Queremos estabelecer um trabalho mais efetivo de pesquisa e transferência de tecnologias em diversas áreas da agricultura, a Epamig, a Emater-MG e o Incaper podem, juntos, contribuir em diversos campos de atuação”, disse o presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque.
Para o presidente da Emater-MG, Glenio Martins de Lima Mariano, a visita fortalece o intercâmbio de tecnologias e programas bem-sucedidos para a agricultura. “Estamos focando nossas ações nas cadeias do café, na olivicultura e em metodologias de extensão como concursos de qualidade e a certificação de produtos onde Minas Gerais é referência nacional nesse quesito. Somos um Estado vizinho o que reforça ainda mais essa parceria entre as instituições para o desenvolvimento do setor agropecuário”, ressaltou Glenio.
Ao final da visita, os diretores conheceram um pouco sobre o GEOBASES, que tem por objetivo disponibilizar dados espaciais (IDE) e o desenvolvimento de plataformas deste tipo, que funcionam como portais de acesso às bases de dados provenientes das mais diversas fontes, dando suporte, dentre outras coisas, ao planejamento e ao ordenamento territorial, à tomada de decisões estratégicas para implementação de políticas públicas, à produção de indicadores para o acompanhamento da execução destas políticas e da eficácia dos instrumentos de planejamento, dentre outras ações.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper