05/10/2017 13h05 - Atualizado em 05/10/2017 13h30

Equipes vencedoras do Prêmio Inoves 2016 recebem premiação

Foto: Tatiana Caus/Incaper
A premiação foi recebida com entusiasmo pelas equipes vencedoras. Na foto: equipe responsável pelo projeto “Por Dentro do Incaper: Comunicação e Valorização”, vencedora na categoria “Valorização do Servidor”.

Na manhã desta quinta-feira (05), as equipes responsáveis por projetos vencedores na 11ª edição do Prêmio Inoves, foram premiadas. O evento foi realizado na Sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

A cerimônia da 11ª edição do Prêmio Inoves aconteceu em 2016, onde vencedores do Incaper foram “Polo de Tangerina, do Plantio à Comercialização”, na categoria “Práticas Transformadoras” e “Por Dentro do Incaper: Comunicação e Valorização” na categoria “Valorização do Servidor”. Além disso, o extensionista do escritório local do Incaper, Erivelton Gonçalves da Cunha – coordenador do projeto “Agroecologia, Sustentabilidade para a Sociedade” – recebeu uma menção honrosa de “Atitude empreendedora”.

Os oito vencedores receberam R$ 16 mil em equipamentos de informática, o troféu e tiveram suas boas práticas divulgadas na Revista Inoves. Para cada equipe vencedora do Incaper, foram entregues nove tablets.

O diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, parabenizou as equipes vencedoras. “A instituição tem um grande potencial, com profissionais altamente qualificados e renomados em todo o Estado e fora dele. Os trabalhos internos e para o público externo merecem ser cada vez mais valorizados. O apoio do Inoves vem a coroar trabalhos que são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura em geral”.

A premiação foi recebida com entusiasmo pelas equipes vencedoras. “Estamos muito felizes. Acreditamos em uma função social cada vez melhor da instituição e o Incaper já é muito credenciado na área finalística. Hoje a nossa equipe sente-se mais valorizada e motivada a dar continuidade às práticas inovadoras no serviço público”, destacou Luciana Silvestre Girelli, jornalista e coordenadora do “Por Dentro do Incaper”.

O coordenador do projeto “Polo de Tangerina: do Plantio à Comercialização”, o pesquisador Sebastião Antônio Gomes, lembrou da satisfação de ter sido um dos vencedores. “As nossas ações só trazem resultados positivos quando trabalhamos com amor. Essa foi mais uma prática transformadora e de incentivo para as comunidades rurais”.

Para o coordenador do Prêmio Inoves, Pedro Henrique Trindade de Souza, nem sempre é fácil inovar e portanto, o estímulo às ações é fundamental. “É gratificante ver que no Incaper temos premiações na área finalística e na área meio também”, completou. Na ocasião, ele contou que e o Inoves passou por um momento de reestruturação e contemplará novos públicos. “Mais novidades virão em 2018”.

Incaper - Projetos vencedores

Polo de Tangerina: do plantio à comercialização.

Com a decadência da banana figo, na comunidade de São Joaquim, Alfredo Chaves, devido ao fusarium, que chegou a dizimar essa variedade, ocorreram problemas de ordem econômico-social nesse setor, ocasionando diminuição de emprego e renda, além da saída de muitos jovens do meio rural. Assim, o projeto visou contribuir para o fortalecimento socioeconômico da região afetada com o problema, por meio da introdução de nova atividade produtiva, a tangerina Ponkan.

Para isso, foi desenvolvida uma série de ações, como diagnóstico do problema, discussão coletiva das soluções, articulação com o Polo de Tangerina para o fomento de mudas e caixas, formação e acompanhamento técnico dos produtores; implantação e condução dos pomares, organização dos grupos; filiação a Cooperativas e Associações, finalizando com a comercialização dos produtos. Os resultados alcançados permitiram a superação do impacto socioeconômico causado pelo problema da banana, e ampliaram a diversificação agrícola e melhoraram a renda e a autoestima das famílias rurais.

Por dentro do Incaper: comunicação e valorização

O Por Dentro do Incaper é um informativo interno, produzido pela equipe de comunicação do Instituto e enviado semanalmente para o e-mail de cerca de 700 servidores. Ele foi criado para preencher uma lacuna na comunicação interna da instituição. Os servidores se sentiam preteridos do acesso às informações no Incaper, o que gerava um sentimento de desvalorização profissional. Sua concepção visou a atender ao objetivo de promover a valorização dos servidores por meio da socialização de informações e das experiências dos profissionais. Após três anos de implantação, o informativo contribuiu para ampliar a satisfação profissional, incentivar a adoção de práticas sustentáveis, valorizar a memória institucional e dar mais transparência às ações do Incaper. Em pesquisa de opinião realizada com os servidores, 85% sentiram-se valorizados e reconhecidos após terem se visto no informativo e 91% afirmaram que o material contribuiu para a valorização e o reconhecimento profissional dos servidores do Incaper.

Mais informações em: http://www.inoves.es.gov.br/

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper