05/04/2023 11h32 - Atualizado em 05/04/2023 13h23

Escola em Guarapari recebe publicações da Biblioteca Rui Tendinha do Incaper

Foto: Foto: EEEFM Rio Claro
A ação faz parte do projeto Sementes do Conhecimento, que tem como objetivo promover o acesso à leitura e disseminar informações e conhecimentos produzidos pelo Incaper.

Mais de 100 publicações técnico-cientificas da Biblioteca Rui Tendinha, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) foram doadas para mais de 200 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) de Rio Claro, em Guarapari. A ação aconteceu nessa terça-feira (04).

A entrega dos livros faz parte do projeto Sementes do Conhecimento, uma iniciativa da Biblioteca Rui Tendinha que tem como objetivo promover o acesso à leitura e disseminar informações e conhecimentos produzidos pelo Incaper, por meio da entrega de publicações para escolas e comunidades rurais, bem como para instituições de caráter socioeducativo da área agrícola e ambiental. Por meio desse projeto, o Estado já realizou entregas de kits de publicações, como livros e cartilhas do Incaper, com mais de 60 instituições contempladas e mais de 6.500 publicações doadas.

Quem buscou o Incaper foi a professora de Ciências Agropecuária da escola, Marília Poton Arcobeli Cola. Segundo ela, a escola passou a adotar uma modalidade de campo em 2022, por estar localizada em uma comunidade rural e atender os filhos de produtores rurais.

Os alunos puderam ter acesso aos mais variados temas relacionados à Educação do Campo e com informações a respeito da agricultura capixaba, tais como agricultura familiar, cafeicultura, oleicultura, fruticultura, piscicultura, pecuária, horticultura, entre outros.

“Esse foi um dia muito importante para todos nós, porque esses são materiais didáticos específicos que nós não tínhamos ainda. Sabendo que o Incaper é uma instituição parceira e forte em pesquisa e extensão rural, aproveitamos a oportunidade para podermos mostrar para esses jovens alunos mais sobre a realidade da agricultura e da zona rural do Estado, por meio dessas publicações relacionadas à educação do campo”, disse a professora Marília Cola.

As entregas foram realizadas pela gerente de transferência de tecnologia do Incaper, a pesquisadora Vanessa Justino Borges e pela bibliotecária e bolsista da Instituição, Suelen Magalhães.

“A transferência de tecnologias busca diferentes estratégias de comunicação e interação que são utilizadas com o objetivo de difundir conhecimentos técnicos testados e validados que pode ser uteis para a sociedade. Nesse sentido, o Incaper, que está presente dos 78 municípios capixabas, sempre estará de portas abertas para multiplicar conhecimento”, reforçou Vanessa Borges.

“É uma honra receber este material para os nossos alunos. As obras vão agregar ao acervo da escola, que serão utilizadas no componente curricular de Ciências Agropecuárias, eletivas e diversos projetos escolares”, disse o diretor da escola, Thiago Menini dos Reis.

O diretor agradeceu a presença da equipe da Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) e aos demais envolvidos que fizeram acontecer a entrega das publicações. Ele aproveitou a ocasião para fazer um agradecimento especial para a professora Marilia Cola e a todos os outros funcionários e estudantes da escola que participaram da cerimônia.

Informações à Imprensa:
Tatiana Toniato Caus