29/11/2017 11h22

Escolas de Vila Pavão são destaque na premiação do Concurso de Desenho e Poema do Balanço Social

Foto: Vanessa Capucho

Pelo segundo ano consecutivo, os dois primeiros colocados das duas categorias do Concurso de Desenhos e Poema do Balanço Social do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) foram de duas escolas do município de Vila Pavão. O estudante Thiago Lick, do Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Vila Pavão (CEIER), e Kaique Berger, do Centro Municipal de Educação Agroecológica Agostinho Batista (CMEA) foram os vencedores.

A premiação aconteceu no CMEA Agostinho Batista de Vila Pavão e contou com alunos e professores das duas escolas. “Mais uma vez o concurso foi um sucesso e o Incaper mostra, cada vez mais, a sua força dentro do Espírito Santo. Estamos presentes no dia a dia das pessoas também dentro das escolas. É importante que os estudantes conheçam o trabalho do Instituto”, ressaltou o diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior.

Para o prefeito de Vila Pavão, Irineu Wutke, é um momento importante para o município. “Por dois anos Vila Pavão está presente entre os ganhadores do prêmio. Essa temática é um dos grandes desafios do nosso tempo: questão histórica e o uso dos recursos naturais. Os alunos puderam refletir em como conviver com a realidade e mudá-la. O Incaper vai às bases, às escolas, estimula a produção do conhecimento e o mais importante, a valorização da comunidade escolar”, salientou Irineu.

O Concurso de Desenho e Poema do Balanço Social do Incaper teve como tema “Os caminhos da água” e selecionou três trabalhos em cada categoria, entre mais de uma centena de inscrições. Além da atuação nos municípios e da parceria com as escolas, os servidores também se envolveram na avaliação dos trabalhos. Nesses dois anos de concurso, mais de 650 trabalhos foram inscritos e todos os participantes passaram por uma avaliação criteriosa, feita por duas comissões, uma para cada categoria. Os membros das duas categorias são servidores do Incaper e também convidados externos, que contribuíram voluntariamente na seleção dos melhores trabalhos.  Os servidores Marcos Costa e Arthur Guedes estiveram na premiação representando todos os integrantes das duas comissões avaliadoras.

O aluno Kaique Berger Butzke, 15 anos, estudante do 9º ano do CMEA, conquistou o primeiro lugar na Categoria Desenho. “Estou feliz e honrado pelo prêmio. Dedico a minha família, amigos e professores. O tema abordado me fez refletir como poderia colocar no papel o uso consciente da água para as próximas gerações, acho que consegui passar uma mensagem positiva”, disse Kaique.

A diretora da escola, Chirlei Vigna Tagliaferri, conta como recebeu a premiação: “Ficamos muito felizes com essa vitória. Desde o primeiro momento tentamos buscar a reflexão sobre os debates com relação a escassez hídrica em sala de aula, e ver o empenho dos alunos foi gratificante”, salientou Chirlei.

Para o estudante Thiago Lick, vencedor do 1º lugar na categoria poema, a premiação foi recebida com muita alegria. “Estou muito feliz por ter ganhado o concurso, essa vitória também é dos meus colegas e professores. Que esse prêmio sirva para estimular outros alunos”, disse Thiago.

De acordo com a diretora do CEIER de Vila Pavão, Vilma Berger Schaiber, estimular a busca pelo conhecimento com relação ao tema proposto pelo concurso foi o foco da escola. “A gente fica feliz com o empenho dos alunos, eles abraçaram a causa e se dedicaram”, disse Vilma.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho