10/05/2017 15h56

Está chegando a hora do maior evento de cafeicultura de Conilon do Espírito Santo

O futuro da cafeicultura de Conilon diante das mudanças climáticas e as tecnologias para produção e avaliação da qualidade do café Conilon. Este são os temas norteadores dos trabalhos do maior evento da cafeicultura capixaba, realizado pelo Incaper e parceiros. A solenidade que marca o 10° Ano da Campanha da Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo – 9° Noroeste Café Conilon será realizada no próximo sábado (13).

Este ano, o evento tem um diferencial: será realizado na propriedade do cafeicultor Adauto Orletti, bastante tradicional no cultivo de conilon. A fazenda está localizada em Pinheiros, no extremo norte do Espírito Santo, uma das regiões mais desenvolvidas do agronegócio capixaba. Dotada de espírito empreendedor, a família Orletti vem buscando alternativas viáveis para a convivência com a seca e a produção de café de qualidade.

Em função da crise hídrica, a família observou a necessidade de mudar o sistema de irrigação: aos poucos, deixa de investir nos pivôs centrais e aposta na irrigação localizada por gotejamento, mais econômica e sustentável. Além de enfrentar as mudanças climáticas, o produtor está em busca de qualidade. Para isso, migra do modelo tradicional de beneficiamento para o modelo de descascamento e secagem por fogo indireto. Assim, a estrutura da propriedade está sendo adaptada, visando atender aos mercados mais exigentes, tanto no Brasil quanto no exterior.

Neste contexto, será realizado evento. Na ocasião, temas como o sombreamento do café Conilon como alternativa sustentável para a convivência com a seca, a irrigação por gotejamento e as perspectivas de mercado diante da redução da produção serão tratados por profissionais dos diversos elos da cadeia produtiva em um painel de debate a respeito do Futuro da Cafeicultura de Conilon diante das Mudanças Climáticas.

Após o debate, será realizado oficialmente o lançamento do 10° Ano da Campanha de Melhoria da Qualidade do Café do Espírito Santo, com o pronunciamento de autoridades e a solenidade de colheita simbólica, marcando o início oficial da safra de conilon no Estado. Vale lembrar que o dia 14 de maio é, por lei, o dia de início oficial da colheita do conilon capixaba. A medida evita que o café seja colhido antes da hora, garantindo assim mais qualidade aos grãos.

Um dia de campo sobre as tecnologias para produção e avaliação da qualidade do café conilon marca o encerramento do evento. O dia de campo será dividido em três estações, conduzidas por profissionais do Incaper e do setor privado. Os trabalhos abordam diversos temas, como colheita e descascamento, secagem em secador com fogo indireto e a qualidade do café conilon na xícara.

“Estes são eventos históricos no calendário da cafeicultura capixaba, sempre abordando temas atuais aplicados à atividade cafeeira. Este ano, as discussões estão voltadas para a qualidade e as questões climáticas vividas pelos cafeicultores. O Incaper sempre busca incentivar que a cafeicultura seja uma atividade sustentável: economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta”, disse Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura.

 

Serviço:

10° Ano da Campanha da Melhoria da Qualidade e Início da Colheita do Café do Espírito Santo

9° Noroeste Conilon

Sábado, 13 de maio de 2017

A partir das 8h

Propriedade do Sr. Adauto Orletti – Km 05 Rod. Pinheiros x Montanha. Pinheiros, ES.

 

 

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper