30/09/2016 15h35 - Atualizado em 03/10/2016 09h28

Estudantes capixabas conhecem setor de meteorologia do Incaper

O coordenador do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, José Geraldo Ferreira da Silva, apresentou um panorama sobre a meteorologia no Espírito Santo.

Na manhã desta sexta-feira (30), os alunos do 4º período de agronomia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Santa Teresa, participaram de uma visita técnica ao setor de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O objetivo foi mostrar todo processo do trabalho de previsão do tempo.

No primeiro momento o engenheiro agrícola e coordenador do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, José Geraldo Ferreira da Silva, apresentou um panorama sobre a meteorologia no Espírito Santo. “Esse encontro é muito importante por que os alunos começam a entender a realidade do trabalho da meteorologia no dia a dia. Eles estão no meio acadêmico e só conhecem os dados depois de prontos, isso faz com que haja uma interação entre a ciência, pesquisa e faculdade”, ressaltou José Geraldo.

Em seguida, o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, explicou como é feita a previsão do tempo. “A apresentação aos alunos sobre a rotina em um ambiente de previsão de tempo serviu para mostrar todos os processos envolvidos, desde a aquisição dos dados originários dos sistemas de observação meteorológica até a disponibilização dos dados ao usuário final. Isto poderá contribuir na formação dos mesmos, no sentido de ampliar seus conhecimentos em relação a aplicação das informações meteorológicas no desenvolvimento de suas atividades profissionais” ressaltou o meteorologista.

Meteorologia

O Sistema de Informações Meteorológicas concentra dados das instituições públicas que atuam com meteorologia no Estado. Sua função é monitorar as condições do tempo e do clima, realizar previsão do tempo e emitir avisos meteorológicos especiais, fornecendo subsídios para a tomada de decisão dos órgãos governamentais e não-governamentais.

“Essa visita técnica é uma oportunidade de mostrar aos alunos o trabalho do Incaper na realização da previsão do tempo. Essa parceria entre o Ifes e o Instituto só complementa e fortalece o aprendizado dos estudantes” ressaltou o professor do curso de agrometeorologia do Ifes, José Roberto Brito Ferreira. 

Para o estudante Luiz Roberto, a visita é importante para conciliar toda a informação que foi dada dentro da sala de aula. “Ver de perto o desenvolvimento do setor de meteorologia só reforça o que aprendemos no curso de agrometeorologia, bem como no auxílio em outras disciplinas como fertilidade do solo, manejo, entre outras”.   

Visita técnica

O Incaper está de portas abertas para receber o público em geral para visita técnica ao setor de meteorologia. É só mandar um e-mail para clima@incaper.es.gov.br e agendar.

Incaper nas escolas

Nesta sexta-feira (30), o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Itamar de Souza, participou como avaliador da Simulação Política, Econômica e Social Colégio Contec (SiPoESC), em Vila Velha. No evento foram debatidos assuntos relacionados ao meio ambiente, economia e política, demografia e saúde, agricultura e desigualdade, além de educação e tecnologia.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Covosque
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-986
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

Tópicos:
Meteorologia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper