13/12/2017 11h33

Estudantes de São Gabriel da Palha recebem premiação do concurso de desenho e poema do Balanço Social

Foto: Vanessa Borges
A solenidade de premiação contou com a participação de todos os estudantes e professores da escola.

Para encerrar com chave de ouro o concurso de desenho e poema do Balanço Social, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou, na manhã dessa terça-feira (12), na Escola Família Agrícola do Bley (Efa Bley), em São Gabriel da Palha, a entrega das premiações para os estudantes Emily Buss, Marcelo Rodrigues e Renata Guidini.

A solenidade de premiação contou com a participação de todos os estudantes e professores da escola, além de representantes da equipe do escritório local do Incaper. “É gratificante pra nós do Incaper ter a escola como parceira dessas atividades, além de participar dessas ações e ver que a escola já realiza o trabalho de conscientização sobre a escassez hídrica durante todo ano”, ressaltou o chefe regional do Incaper, Nilson Araújo.

Para fazer a premiação deste ano, o Incaper contou com a parceria da Ihara, que viabilizou os prêmios para os primeiros colocados. O Concurso de Desenho e Poema do Balanço Social do Incaper teve como tema “Os caminhos da água” e selecionou três trabalhos em cada categoria, entre mais de uma centena de inscrições.

Para o professor e monitor, Jefferson Cordeiro Vieira, o concurso trouxe à tona a discursão da realidade do estudante. “Quando tratamos de temas de extrema importância para a sociedade e ao mesmo tempo faz parte do dia a dia dos alunos, fica mais fácil o entendimento e a reflexão. E esse tema específico da água está constantemente na vida deles pois são filhos de produtores rurais que tanto sofrem com essa escassez hídrica”, ressaltou Jefferson.

Para a estudante Emily Buss, segundo lugar na categoria desenho, foi uma grande alegria participar e ganhar o concurso. “Eu agradeço a oportunidade de ter participado e pela nossa escola ter um olhar diferenciado para a agroecologia. Quis mostrar no meu desenho as consequências do desperdício da água e a importância de preservarmos o meio ambiente”, disse Emily.

Para o Marcelo Rodrigues, ganhador do terceiro lugar na categoria desenho, o incentivo da escola para participar do concurso foi o que o motivou. “Durante as aulas éramos instigados a refletir sobre o tema e no meu desenho demostrei a necessidade de poupar água para que a nossa realidade mude”, salientou Marcelo.

Categoria poema

A estudante Renata Guidini ficou com o terceiro lugar na categoria poema. “Foi uma grande experiência ter participado, principalmente por que o tema é importante e faz parte da minha realidade como filha de produtores rurais que dependem tanto da água. Fiquei surpresa e feliz com o resultado, não esperava ganhar. Gosto muito de escrever e quero participar de outros concursos como este”, ressaltou Renata.

O Balanço Social do Incaper 2016 está disponível em:  https://indd.adobe.com/view/2cac1595-0b0e-4e4a-a817-b9a53c177e65

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho