29/08/2016 14h31 - Atualizado em 29/08/2016 16h17

Excursão de aquicultura estimula a diversificação produtiva em Alegre

Aquicultura é tema de encontro na propriedade do senhor Fabiano Giori, produtor de tilápia em tanque rede e alevinos de diversas espécies da Região Sul do Espírito Santo.

Agricultores familiares da comunidade de São Esperidião, do município de Alegre, visitaram a propriedade do aquicultor Fabiano Giori, um dos maiores produtores de tilápia em tanque rede e alevinos de diversas espécies da Região Sul do Espírito Santo. O encontro aconteceu neste fim de semana e foi promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A propriedade é localizada na comunidade de Patrimônio do Ouro, em Castelo.

A ideia da excursão surgiu em maio deste ano, quando os agricultores de São Esperidião estavam participando do curso “Tanque Escavado”, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Incaper.

Na excursão os agricultores puderam conhecer um pouco sobre técnicas de produção de peixes em tanque rede, criação de alevinos, questões relativas ao licenciamento ambiental, além de observar a estrutura necessária para o desenvolvimento da atividade.

“É importante ressaltar que a capacitação pode ser o primeiro passo para estimular a produção de peixe na comunidade”, lembrou a economista doméstica do Incaper, lotada em Alegre, Aline Chaves.

A ação faz parte de uma proposta de diversificação produtiva da Associação de Produtores da Comunidade de São Esperidião, construída por meio de um planejamento participativo apoiado pelo Incaper. Dentre as ações já realizadas com o apoio do Incaper nesta comunidade também estão a instalação de duas hortas de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) e a doação de mudas de cacau e laranja.

 

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus


Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper