28/05/2019 15h27

Excursão técnica a Brejetuba reúne produtores do município de Muniz Freire

Propriedade visitada se destaca nacionalmente na produção de cafés de qualidade.

Cerca de 40 cafeicultores de Muniz Freire realizaram uma visita técnica na propriedade do agricultor Joselino Meneguete, no município de Brejetuba, modelo na produção de cafés de qualidade. A excursão foi realizada pela equipe da cafeicultura, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Semda).

A visita contou com a presença do extensionista do Incaper de Brejetuba, Douglas Gonzaga de Souza, que prestou assistência técnica a Joselino. Ele conduziu o grupo pelos principais pontos da propriedade, passando informações técnicas no manejo de plantio e aquisição de mudas com bom desenvolvimento radicular e folhas livres de patologia, nutrição, colheita e pós-colheita, processamento dos grãos maduros e comercialização, bem como técnicas de obter cafés com qualidades superiores a 84 pontos.

Segundo o extensionista do Incaper de Muniz Freire, Rodrigo Cândido Celestino, o foco principal da visita foi capacitar os produtores de café arábica em gestão da propriedade cafeeira na produção de cafés superiores para atender o mercado interno e externo, impulsionando o desenvolvimento no setor e agregando valor ao produto e sustentabilidade da agricultura familiar de Muniz Freire.

“A capacitação é de suma importância para esses agricultores que já produzem cafés de qualidade. Foi uma boa troca de experiências de produção de cafés finos, mercado externos e valorização de produto. Nós, da extensão rural, temos que melhorar as técnicas e manejos de condução e produção de cafés com qualidade na cafeicultura sustentável do município. Temos que contribuir com o aumento da geração de renda desses pequenos cafeicultores familiares e melhoria de qualidade de vida, desta forma haverá estímulos na produção de cafés especiais”, acrescentou Rodrigo Cândido Celestino.

Texto: Cássio Simão

Informações à imprensa:

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Juliana Esteves

3636-9865

juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho

vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Facebook: Incaper

Twitter: @incaper  

Tópicos:
excursão, Cafeicultura
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper