29/08/2019 10h53

Excursão técnica sobre cultivo de videiras leva agricultores de Mimoso do Sul a Santa Teresa

Foto: Incaper
Agricultores e técnicos de Mimoso do Sul ouviram as explicações do extensionista do Incaper de Santa Teresa sobre o cultivo das videiras.

A cultura da uva é uma atividade que atrai cada vez mais interessados de várias partes do Espírito Santo. Para apresentar na prática os aspectos técnicos da produção de uva e vinho, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) levou agricultores e técnicos de Mimoso do Sul até o município Santa Teresa.

A excursão foi organizada pelo extensionista do Incaper de Mimoso do Sul, Wescley Henrique Silva Marion, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

“Fomos recebidos pelo extensionista de Santa Teresa, Carlos Alberto Sangali de Mattos. Os participantes foram orientados desde o processo de enxertia até a parte de condução e manejo da cultura. Na oportunidade, visitaram a propriedade da família Tomazelli, que além de produzir uvas, também processam e transformam a fruta em vinho, suco integral e geleia”, disse Marion.

O agricultor familiar João Batista Machado participou da visita. Ele cultiva café conilon, goiaba, cacau e uva, e busca diversificar a propriedade. “Esta atividade foi de fundamental importância para esclarecer dúvidas e ajudar a conduzir da melhor forma o meu plantio, que está em fase inicial”, disse o agricultor.

Além dos agricultores, técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mimoso do Sul também participaram da visita. “Esta excursão foi de grande valia para conhecer na prática as formas de condução e manejo, como plantio, enxertia, poda, manejo fitossanitário e nutricional da cultura, tanto para os técnicos presentes como para os produtores. É mais um passo para fortalecer as ações de diversificação agrícola e de renda no município”, disse o extensionista do Incaper de Mimoso do Sul.

Texto: Juliana Esteves

Juliana Esteves