30/06/2022 16h02 - Atualizado em 30/06/2022 16h03

Excursão técnica sobre produção de laranja é realizada em Jerônimo Monteiro

Foto: Divulgação Incaper

Com o objetivo de fomentar a produção de frutos de laranja de qualidade, foi realizada uma excursão técnica na comunidade Papagaio, zona rural de Jerônimo Monteiro. A iniciativa foi composta por duas palestras com os temas: “Tecnologias de nutrição” e “Manejo fitossanitário de citros”. Aos integrantes da excursão, também foram apresentadas as Unidades de Referência em produção de laranjas, presentes no município.

A excursão foi realizada pelo escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Jerônimo Monteiro e pela Vitagrícola, com o apoio da prefeitura do município e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). O evento contou com a participação de 42 pessoas, entre produtores e técnicos do Instituto dos centros regionais Central Sul, Litoral Sul e Caparaó.

A ação, realizada no dia 15 de junho, faz parte do projeto “Avaliação e transferência de tecnologias e políticas públicas para a produção e comercialização de mudas e frutos de laranja no sul do Estado do Espírito Santo”, coordenado pela extensionista do Incaper, Marianna Abdalla.

“A realização desse evento permitiu aproximar os produtores de citros da região sul do Estado e os técnicos do Incaper, que atuam na atividade há quase 10 anos, dos produtores de laranja de Jerônimo Monteiro, que é o maior produtor da fruta na região”, explicou a extensionista.

Além disso, permitiu divulgar propriedades que são referência na produção da fruta no município e que servirão para a realização de eventos técnicos futuramente, para divulgar resultados obtidos pelos produtores. Nas palestras, foram apresentadas tecnologias de produção de citros de qualidade, informações importantes para o desenvolvimento da atividade na região”, destacou Marianna Abdalla.

Mais sobre o projeto

Desenvolvido com o objetivo de contribuir para a transferência de tecnologias e para a avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento da citricultura no sul do Espírito Santo, o projeto foi contemplado pela Portaria 002-R/2020 –Fapes/Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O projeto envolve atividades que vão desde a produção de mudas à comercialização de frutos, passando pelos processos produtivos e pelo teste de aceitação do consumidor pela laranja de Jerônimo Monteiro, município amplamente conhecido como “Terra da Laranja”.

“Estão programadas excursões e uma demonstração para apresentar os resultados do projeto. Nesse sentido, temos ainda programada uma excursão para o mês de agosto e uma demonstração de resultados para setembro, além de um curso para os técnicos que atuam com citros na região sul do Estado. Entre outras coisas, esperamos contribuir para a consolidação da produção da fruta no Espírito Santo”, ressaltou Marianna Abdalla.

Texto: Andreia Ferreira

Informações à Imprensa: