31/10/2016 16h09 - Atualizado em 31/10/2016 16h16

Expectativas para o PNAE 2017 é tema de reunião no Norte do Estado

Com o objetivo de se preparar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de 2017, aproximadamente 50 pessoas se reuniram no auditório da Prefeitura de Conceição da Barra.

Participaram da reunião agricultores familiares, quilombolas e assentados de oito comunidades, além de representantes de diversos setores da prefeitura, envolvidos no processo de preparação da Chamada Pública do programa, como os setores de compras, licitação, vigilância sanitária, alimentação escolar e nutricionista, além do Conselho de alimentação Escolar (CAE).

Quem conduziu a reunião foi o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Felipe Silveira Vilas boas, que alinhou questões quanto à formulação de preços, a documentação necessária para a habilitação do programa, projetos de venda, serviços de inspeção sanitária e qualidade dos alimentos, além de fazer uma retrospectiva do PNAE 2016, com sugestões de melhoria e logística das entregas.

“Temos conseguido dar maior visibilidade a presença do agricultor familiar. Já alcançamos mais de 50% das vendas de produtos de qualidade e que chegam até as escolas”, comemorou Felipe.

Saiba mais

O PNAE consiste na transferência de recursos financeiros do Governo Federal, para a aquisição de merenda escolar. Pela Lei n° 11.947/2009, no mínimo 30% do valor  deverá ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

Texto: Tatiana Caus

Twitter: @incaper Facebook: Incaper