06/08/2019 14h43

Extensionista do Incaper faz visita técnica em Santa Catarina sobre mosquito maruim

O objetivo foi conhecer as ações que possam amenizar o problema do ataque do mosquito maruim.

O Extensionista do Escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Iconha, Fábio Dalbom, esteve em Santa Catarina (SC) para conhecer de perto o trabalho de pesquisa sobre o controle do Mosquito Maruim, o “Programa Maruim”.

A realização da viagem é fruto de uma articulação iniciada na região litoral-sul envolvendo os municípios de Iconha, Alfredo Chaves, Anchieta, Rio Novo do Sul, Guarapari e Marechal Floriano para desenvolver ações que possam amenizar o problema do ataque do mosquito maruim na região. O trabalho visitado é realizado desde 2007 pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e operacionalizado agora através do Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu (Cigamvali), ambos sediados na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.

“Estamos buscando, em conjunto, formas de resolver ou minimizar o problema do ataque do maruim, haja vista que a situação está a cada ano mais grave em nossa região, impactando o bem-estar da população, especialmente rural, e trazendo também problemas de saúde para pessoas alérgicas, crianças e idosos. Os ataques provocam ainda prejuízos econômicos e até êxodo rural”, explicou Fábio.

Em Jaraguá do Sul, sede do Cigamvai, ocorreram reuniões com membros do Consorcio e pesquisadores contratados, nas quais foram apresentadas as ações que estão desenvolvendo para viabilizar o controle do maruim.

O produto “Controlador Bioativo do Maruim” foi testado em laboratório e em áreas menores controladas. Agora, os testes no campo (propriedade dos agricultores) estão em fase final. O controlador visa impedir a proliferação do mosquito, ou seja, não é produto químico para matar o inseto adulto, mas dificultar e impedir sua reprodução. O controlador bioativo é aplicado em locais onde o maruim deposita seus ovos.

O extensionista contou que conheceu o espaço onde está sendo montado um laboratório para a produção do controlador bioativo do maruim. Fábio Dalbom disse ainda que o consórcio, pretende, após os testes em campo e ajustes de formulações e formas de aplicações, distribuir o produto de forma gratuita paras os municípios pertencentes.

“Participamos também de uma reunião pública sobre o Programa Maruim no município de Luiz Alves, onde foi o programa, suas fases e procedimentos de testes em propriedades rurais, foi apresentado para as autoridades e população local”, disse.

Antes de ir até Santa Catarina, representantes da região também estiveram na Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf), em Campo dos Goytacazes, onde discutiram o problema com os professores e pesquisadores experientes em mosquitos Aedes aegypti e com interesse em desenvolver pesquisa com o maruim.

Fruto do contato com a Uenf, estão sendo testados três tipos diferentes de repelentes contra o maruim (os repelentes foram originalmente desenvolvidos para o Aedes Aegypti e estão sendo testados com moradores/agricultores do interior de Iconha, Rio Novo do Sul, Anchieta e Guarapari).

Também participaram da visita o Secretário Municipal de Agricultura de Anchieta, Geovani Bissa Merigueti, e os vereadores de Alfredo Chaves Daniel Orlandi e Gilson Luiz Bellon.

Texto: Vanessa Capucho e Fábio Dalbom

Juliana Esteves