27/12/2016 14h45 - Atualizado em 27/12/2016 14h50

Extensionistas concluem curso on-line sobre manejo de irrigação

Extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participaram, ao longo de 2016, da 2ª edição do “IrrigaWeb: capacitação on-line em uso e manejo da irrigação”. O curso foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com apoio da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Os profissionais do Incaper são lotados nas regionais Sul Caparaó, Centro Serrano, Centro Norte, Extremo Norte e na Sede em Vitória. São eles: Agno Tadeu da Silva (Vitória), Joessé de Oliveira Junior (Pinheiros), José Mauro Boninsegna (Linhares), Felipe Lopes Neves (Mucurici), Bruno Pella (Rio Bananal), Cássio Vinicius de Souza (Guarapari), Caio Louzada Martins (Castelo).

A capacitação sobre uso e manejo da irrigação, via web, é voltada para o aperfeiçoamento de técnicos, extensionistas, produtores rurais, estudantes e agrônomos, bem como de todos os que lidam com irrigação. O curso foi ministrado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e especialistas da Embrapa e de instituições parceiras da empresa.

O curso contemplou explicações práticas e teóricas a partir de videoconferências que abordaram temas como Ciclo da Água e Agricultura Irrigada; Classes de solo e irrigação; Características físico-hídricas e dinâmica da água no solo; Transporte de água no sistema solo-planta-atmosfera; Requerimento de água pelas culturas; Seleção de métodos de irrigação; Avaliação do desempenho de sistemas e projetos de irrigação; Aplicação de fertilizantes e produtos químicos via irrigação; estratégias de manejo; Custos na agricultura irrigada; Cana-de-açúcar irrigada e Captação e uso de água na propriedade, para múltiplos fins.

“O curso nos permitiu adquirir mais conhecimento em agricultura irrigada, contribuindo para a qualificação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Nos próximos cursos, outros extensionistas terão a mesma oportunidade”, reforçou o chefe do departamento de Operações Técnicas (DOT) do Incaper, Agno Tadeu da Silva.

O extensionista Caio Martins mostrou-se muito satisfeito com os resultados. “O mais interessante do curso é que pudemos acompanhar exemplos práticos e teóricos de como enfrentar os desafios da atualidade em irrigação”, disse.

“Minha visão foi ampliada. Percebi que, às vezes, optamos por um tipo de manejo de irrigação arcaico, perto daquele que foi ensinado. O curso aguçou a minha vontade de multiplicar esse conhecimento pelo Espírito Santo”, contou o extensionista Joessé Junior.

 

Assessoria de Comunicação – Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre Girelli- luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Vanessa Covosque – vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9868 e (27) 3636-9865
Twitter: @incaper   Facebook: Incaper

 

Tópicos:
irrigação, manejo, web
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper