26/07/2017 11h47

Feira de Touros e concurso leiteiro recebem apoio do Incaper no Sul do Estado

Sucesso na feira de touros: ao todo foram ofertados para venda, 12 reprodutores da raça Nelore, três da raça Tabapoã, sete da raça Gir e 10 da raça Guzerá. Foram vendidos 27 animais melhoradores.

O escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Apiacá, no Sul do Estado, esteve envolvido diretamente na realização do XXIV Concurso Leiteiro de Apiacá e com a Feira Regional de Touros do Programa Pró-genética da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Ambos aconteceram nos galpões e no pátio anexo da Secretaria de Agricultura de Apiacá.

O concurso contou com a participação de 36 animais divididos nas categorias de 20kg e 30kg. Participaram produtores locais e de municípios vizinhos e foram distribuídos prêmios até o quinto colocado de cada categoria e foi oferecido prêmio para a baia mais limpa.

“O concurso é uma tradição na festa de Apiacá e de certa forma traz diversão aos participantes por meio de uma disputa leal e saudável. Neste ano, o nosso concurso foi muito disputado. Nas duas categorias os cinco primeiros colocados tiveram uma diferença de 500 gramas somente, algo raro de se ver. Isso mostra que os participantes se dedicaram na alimentação dos animais”, contou o extensionista do Incaper de Apiacá Ivo Miranda Pereira Tebaldi.

A Feira Regional de Touros do Programa Pró-genética da ABCZ é fruto da parceria da Associação, Incaper e Prefeitura Municipal de Apiacá.  O evento é umas das ações do Programa de Bovinocultura Sustentável do Incaper. Estiveram envolvidos diretamente os escritórios de Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e Mimoso do Sul. Ao todo foram ofertados para venda, 12 reprodutores da raça Nelore, três da raça Tabapoã, sete da raça Gir e 10 da raça Guzerá. Foram vendidos 27 animais melhoradores.

“A expectativa é aumentar a produção de leite com o uso de animais mais rústicos, que também crescem com mais rapidez. Nesse sentido, o evento foi muito positivo. Pra mim foi a melhor feira de touros do ano, com o envolvimento de vários técnicos e produtores de diversos municípios para investimento”, reforçou o diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, que acompanhou o evento.

Texto: Tatiana Caus

Twitter: @incaper Facebook: Incaper