23/09/2019 13h23

Festa Agropecuária de Dores do Rio Preto tem participação do Incaper

O Instituto organizou o concurso leiteiro, mesa redonda e a feira de venda de novilhas em lactação e bezerras.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou da 31ª Festa Agropecuária de Dores do Rio Preto, no parque de exposição José Gomes Pereira Neto. O Incaper organizou o concurso leiteiro, mesa redonda e a feira de venda de novilhas em lactação e bezerras. Participaram cerca de 54 pessoas.

O concurso leiteiro contou com a participação 47 animais, todos do munícipio de Dores do Rio Preto, sendo 17 inscritos na categoria 50 Kg e 30 na categoria 30 Kg. Já a feira de vacas e novilhas em lactação contou com a exposição de animais de alto valor genético de cinco pecuaristas do município. Também foram comercializados 30 animais com produção de 30 a 40 Kg.

Também foi realizado a mesa redonda sobre Capim BRS Capiaçu – estabelecimento, manejo, ensilagem – que discorreu desde do plantio até a colheita e utilização, destacando a redução de custos como grande diferencial da forrageira e utilização. A ação foi ministrada pelo zootecnista do Incaper, Abner Castelão.

A extensionista do Incaper, Priscila de Oliveira Nascimento, ressaltou a parceria da prefeitura no desempenho das atividades. “A prefeitura municipal, por meio da secretaria de agricultura, é uma grande parceira, que apoia integralmente o Incaper, o que fortalece nosso trabalho e gera benefícios para os produtores rurais. A festa do município tem grande repercussão e tem como objetivo principal mostrar para a população local e da região a riqueza da nossa agricultura e pecuária, valorizando o trabalho dos nossos agricultores e pecuaristas”, disse.

O prefeito de Dores do Rio Preto, Claudenir José de Carvalho Neto, também ressaltou a importância do evento. “A festa do município novamente foi um grande sucesso. Nunca havíamos colocado somente animais do município neste concurso leiteiro. Todo esse resultado se refere a dedicação dos nossos produtores, que perceberam a importância do melhoramento genético do seu rebanho e hoje colhem os frutos de anos de trabalho”, disse Claudenir.

Texto: Cássio Simão e Priscila de Oliveira Nascimento

Juliana Esteves / Vanessa Capucho