29/10/2018 08h48

Filhos de agricultores participam de oficina do Cores da Terra em Guaçuí

A escola atende os filhos de agricultores familiares que moram ao redor do Distrito.

Após o convite da Escola Municipal Elvira Bruzzi, que fica no Distrito de São Pedro de Rates, em Guaçuí, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou, durante três dias, a oficina do projeto Cores da Terra. O objetivo foi ensinar não só a técnica de pintura, mas uma forma de usar os recursos de forma mais sustentável.

A escola atende os filhos de agricultores familiares que moram ao redor do Distrito. Ao todo participaram 30 crianças de 7 a 13 anos que aprenderam a selecionar os tons de terra e realizar a pintura na própria comunidade. “A oficina foi ótima, contribuiu para enriquecer as atividades dos alunos e o que surpreendeu foi o fato de algumas crianças que não têm muita participação na sala de aula participaram efetivamente e demostraram interesse em, inclusive, aplicar a técnica fora da escola, por exemplo na casa, no quarto, na varanda”, explicou a coordenadora pedagógica, Elaine Rogai.

O trabalho que o Instituto desenvolve junto com as crianças foi ressaltado pelos participantes. “A oficina permite um momento de interação entre as crianças, troca de informação, construção de novos conhecimentos. Nessa interação, aprendemos o cuidado e o respeito com meio ambiente, aprendemos que as pessoas que fazem parte precisam saber se relacionar, aprender a adotar um consumo mais responsável. Essa tecnologia social permite as nossas crianças tenham acesso à terra, água, cola e a objetos concretos, em que as emoções podem ser expressas”, disse a extensionista Ana Paula Pereira de Castro.

A oficina contou com a participação de professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Agricultura.

Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho – vanessa.covosque@incaper.es.gov.br