26/12/2023 17h14 - Atualizado em 28/12/2023 14h07

Fomento à piscicultura: Incaper presta apoio técnico ao Programa ‘Mais Peixes’ em Muniz Freire

Foto: Tatiana Caus/Incaper
Piscicultores que tiverem interesse em regularizar a atividade podem procurar o escritório local do Incaper no município.

Na última semana, foi realizada uma visita técnica a uma propriedade beneficiada pelo Programa “Mais Peixes”, da Prefeitura de Muniz Freire e que conta com o apoio técnico da equipe do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O Programa “Mais Peixes” tem como objetivo reativar a cadeia produtiva do pescado em Muniz Freire, principalmente nas propriedades da agricultura familiar, garantindo uma alternativa de renda e o fomento à profissionalização dos piscicultores municipais, com a assistência técnica de qualidade ao produtor. Um dos planos para o Programa “Mais Peixes” também é oficializar um conselho municipal de aquicultura.

A propriedade referência é do dentista e piscicultor em Muniz Freire, Marcelo Sgrancio. Ele investiu em uma propriedade com tanques escavados, porém desativados. Com o apoio da Prefeitura, via o Programa “Mais Peixes”, ele limpou e reativou todos os tanques, recebendo assessoria técnica para a atividade.

Atualmente a propriedade conta com 13 tanques de tilápia, com 08 mil metros de lâmina d’água. As tilápias pesam cerca de 200 gramas e, sob a supervisão técnica da Prefeitura, juntamente com o Incaper e outros parceiros, a ideia é que os peixes cheguem a 850 gramas, o que corresponde cerca de 50 toneladas, para dar início a comercialização dos peixes.

“Eu não compreendia muita coisa a respeito das atividades com pescado. Que o meu exemplo sirva de incentivo também para quem deseja começar, quer seja um profissional liberal ou do setor agrícola. As parcerias me estimulam a crescer e a continuar”, contou Sgrancio.

A coordenadora de Aquicultura e Pesca do Incaper, a extensionista Lucimary Soromenho Ferri, explicou que o Incaper viabiliza o licenciamento ambiental para o produtor rural, sendo o preenchimento do parecer de viabilidade técnica e ambiental (PVTA) o primeiro passo para que se possa ingressar na atividade.

“Nesse documento, o produtor pode acessar informações sobre o sistema de cultivo, se o mesmo tem tratamento de água, entre outras informações que são preenchidas por nós, técnicos do Incaper. Contribuímos, portanto, para uma das etapas mais importantes para a atividade”, pontuou Lucimary Ferri.

Ela explicou que já foram visitadas algumas propriedades e elaborados os documentos das mesmas que, posteriormente, são enviados à Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) para a outorga de direitos de uso da água que, em diante, são encaminhados ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) para licenciamento – ou por dispensa, se for uma piscicultura feita em até mil metros quadrados, ou ambiental simplificada, em propriedades com até 04 hectares de lâmina d’água.

O secretário de Agricultura de Muniz Freire, Renato Lopes Bueno, ressaltou que a aderência ao “Mais Peixes” só tem crescido. “São muitos resultados positivos até agora. Só em 2021, nós tínhamos em torno de 25 toneladas de tilápia produzidas no município e, graças à parceria do Incaper e de todos os demais envolvidos, este ano vamos fechar essa produção de até 300 toneladas de tilápia no município”, contou.

“Esse programa era um sonho ainda de quando eu era vereador. Sempre vi uma viabilidade imensa na piscicultura de Muniz Freire. A união entre produtor e poder público trará benefícios para os mesmos e para toda a região sul e Caparaó”, disse o prefeito de Muniz Freire, Dito Silva.

“Construímos assim novas oportunidades. É um planejamento que foi tão bem executado, que já começou a trazer resultados para o município, e, a exemplo disso, está mais essa produção de tilápias do Marcelo Sgrancio”, frisou o presidente do Incaper, Franco Fiorot, que esteve na ocasião.

Entre as metas já alcançadas pelo “Mais Peixes” estão a reativação da Estação de Beneficiamento de Tilápias de Assunção, em parceria com a Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram); a garantia de mercado para a venda dos pescados; a criação da logística de compra de alevinos e ração em conjunto, diminuindo os custos de produção; o auxílio na busca e distribuição de insumos. Além disso, 15 propriedades foram povoadas só em 2022 e mais de 30 propriedades foram incluídas em 2023.

“Cada município tem a sua expertise. Em Muniz Freire, existe uma diversificação muito importante para a nossa agricultura e a pecuária, que traz rentabilidade, tal qual a produção de tilápia que tem sido um sucesso. A exemplo disso está os mais de 25 mil quilos de peixes que o produtor irá retirar este mês. O Incaper está disposto a continuar contribuindo para esse crescimento no município e na região”, salientou o extensionista do Incaper, Matheus Fonseca de Souza, o coordenador Regional Caparaó.

“Os piscicultores que tiverem o interesse de regularizar a atividade podem nos procurar no escritório local do município, que daremos todo o auxílio”, reforçou o extensionista e coordenador do escritório local em Muniz Freire, Leandro Mendel da Cruz.

Texto: Tatiana Toniato Caus

Informações à Imprensa: