06/07/2018 11h21

Fruticultura é tema de seminário em Presidente Kennedy

Foto: Incaper

A fruticultura sempre foi uma excelente opção para a diversificação da produção rural nas propriedades de base familiar do Espírito Santo. E para orientar os agricultores de Presidente Kennedy interessados em investir na atividade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou um Seminário de Fruticultura.

A utilização de frutas tropicais como goiaba, cajá-manga, graviola, laranja, abacate e manga, foi um dos temas abordados no evento. “O Seminário teve como foco o incentivo à diversificação agrícola através da fruticultura. Foram apresentadas algumas opções de espécies de frutíferas com plena aptidão ao cultivo no município. Presidente Kennedy tem muito potencial, como clima quente, relevo ondulado, disponibilidade hídrica, proximidade de centros consumidores, e estas características são favoráveis ao cultivo das frutas tropicais”, disse Brunno de Oliveira Almeida, do Incaper de Presidente Kennedy.

Ao todo, 96 pessoas inscreveram-se para participar do seminário. "A palestra foi muito boa. Esse tema é muito importante porque apresenta pra nós, agricultores, as frutas que têm melhores condições para serem produzidas na nossa região, que podem ser uma fonte de renda a mais", disse Fernando Benevides, produtor da comunidade de Jaqueira.

A palestra sobre frutas tropicais foi conduzida pelo proprietário da FruCafé de Linhares, Erli Röpke. O palestrante Douglas Gasparetto, que é secretário de agricultura de Água Doce do Norte, abordou o cultivo da uva, e apresentou relatos atuais de sucesso na produção da fruta em solos capixabas. Também participaram do seminário o Coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Sul Litorâneo, Alciro Lamão Lazzarini, o pesquisador do Incaper Luiz Carlos Santos Caetano e o secretário de agricultura de Presidente Kennedy, Hélio Carlos Barcelos Matias.

O Seminário foi realizado pelo Incaper em parceria com a Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Pesca. "Junto com o Incaper poderemos incentivar a introdução de novas atividades agrícolas no município, o que pode ser benéfico para o aumento da oferta e diversidade de alimentos a serem fornecidos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município por exemplo, e claro, os agricultores terão uma nova alternativa de renda em momentos de dificuldade de alguma atividade", pontuou Amanda Quinta Rangel, prefeita de Presidente Kennedy.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br