09/08/2016 09h13 - Atualizado em 09/08/2016 09h18

Funsaf: Incaper participa de entrega simbólica de caminhão e trator para associações

Incaper participa de entrega simbólica de caminhão e trator para associações

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizou no último sábado (6) a entrega simbólica de veículos e equipamentos adquiridos pelo Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf) a mais duas associações de agricultores capixabas localizadas em Linhares e em Pedro Canário. Ao todo, para a compra dos maquinários foram investidos R$470 mil.

A Associação dos Produtores do Assentamento de Rio Quartel, em Linhares, foi a primeira comemorar no sábado a chegada de seus equipamentos e por coincidência os 29 anos do local. Por meio do Funsaf, os agricultores locais conseguiram a aquisição de um trator agrícola com cinco implementos, sendo eles um jogador de calcário, um subsolador, uma grade aradora, uma colhedeira de cereais e um perfurador de solo, além de móveis de escritórios e balanças. O projeto, um investimento de mais de R$216 mil, concorreu junto a 34 outras propostas no primeiro edital do Fundo, aprovada junto de outras seis.

O diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni, participou do evento e diz que acompanha o crescimento do local há três anos. Para ele, a chegada dos equipamentos contribuirá para fortalecer o trabalho do assentamento nos programas sociais de aquisição de alimento que a comunidade participa, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "A estruturação das comunidades e assentamentos rurais pelo Funsaf tende a acelerar e muito o desenvolvimento das ações desses agricultores locais, ampliando a produção de alimentos, melhorando a sua diversificação e também dando qualidade de vida ao produtor rural", disse.

O presidente da Associação, João Luiz Hombre, explica que os equipamentos irão ajudar no trabalho de 24 famílias que vivem no assentamento e produzem diversas culturas, como maracujá, feijão, café, mandioca, pimenta-do-reino e milho. " Estamos muito felizes com essa conquista, vai nos ajudar a produzir e muito, vai tornar tudo mais fácil porque é nosso, aí não vamos ter que esperar de terceiros. E além de atender as famílias esperamos atender a redondeza, ajudar a quem precisa", disse Hombre.

O coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Rodrigo Gonçalves, destaca a importância da conquista do Funsaf para os assentamentos e agricultores familiares do Estado. "Assim nós conseguimos garantir a produção e comercialização de alimentos para fortalecer programas dos governos estadual e federal, gerando renda e riqueza para o município e para o Estado e também para as famílias", disse.

Cerca de 60 pessoas participaram do evento em Linhares

No evento em Pedro Canário, a Associação de Produtores Rurais de Córrego da Jacuba, localizada no Assentamento Castro Alves, recebeu um caminhão baú, no valor de R$ 191.214,00. Dos sete projetos aprovados, a associação é a terceira que já está com o benefício em mãos.

O diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart, conta que a equipe local ajudou na elaboração do projeto à Seag. Para ele" a integração entre as instituições e a organização da associação refletiram no sucesso da aprovação do projeto e da aquisição do caminhão baú".

O presidente da Associação, Natalino Gonçalves da Silva, explica que na comunidade vivem mais de 220 famílias, todas elas produtoras de café, pimenta-do-reino, cana-de-açúcar e outras culturas perenes (feijão, melancia, abóbora entre outras). " O caminhão vai atender toda a logística de entrega dos alimentos como tambem da busca de insumos para as lavouras. É uma satisfação enorme conseguir esse caminhão, que era nosso objetivo no Funsaf e tão esperado", disse Natalino.

A aposentada Lindaura Oliveira de Jesus, mora no Assentamento há 14 anos, ela é a mãe de uma das famílias que será beneficiada pelo caminhão baú. Ela conta que desde que se mudou para o local encontrou nele a paz de acordar cedo, de tomar seu café torrado pela própria comunidade onde mora e de ter a maior parte do seu alimento produzido no quintal de casa " Valeu a pena a luta desses meninos, toda a luta. Vai ficar mais fácil para vender o que a gente planta. Uma felicidade", disse Laurinda.

O gerente de Agricultura Familiar, Luiz Carlos Bricalli, que esteve presente noa dois eventos, "A Agricultura Familiar é responsável por produzir cerca de 70% dos alimentos que chegam a nossa mesa todos os dias. Diante dessa realidade o Funsaf é uma política pública que dá oportunidades para que os grupos organizados da agricultura Familiar, através das associações e cooperativas, possam apresentar seus projetos e qualificar ainda mais seus processos de produção, beneficiamento, agroindústrialização e comercialização de seus produtos agrícolas", explicou Bricalli.

Funsaf

O Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar, o Funsaf, é um mecanismo criado para democratizar o acesso aos recursos financeiros para as associações, cooperativas e organizações de apoio à agricultura familiar do Espírito Santo.

Conta com o apoio técnico e financeiro integrado do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O Funsaf vai possibilitar a ampliação dos investimentos do Governo do Estado destinados ao fortalecimento da agricultura familiar.

Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Seag - Informações à Imprensa:
Ingrid Castilho
Ingrid.seag@gmail.com