05/10/2017 11h12 - Atualizado em 05/10/2017 13h48

Governador entrega comenda para pesquisador do Incaper

A comenda é uma homenagem àqueles que exercem suas funções com excelência e mérito e que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do Espírito Santo.

O Governador Paulo Hartung entregou, na tarde desta quarta-feira (04), a “Comenda Jerônimo Monteiro” - maior honraria que pode ser concedida pelo Estado a uma personalidade - para o pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e coordenador do programa estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão. A cerimônia foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

A comenda é uma homenagem àqueles que exercem suas funções com excelência e mérito e que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do Espírito Santo. Durante a solenidade de homenagem, o governador Paulo Hartung explicou que a honraria ao técnico é um reconhecimento do Poder Executivo Estadual ao servidor público capixaba exemplar. “Este é um ato de valorizar a meritocracia no serviço público. São três décadas de trabalho em uma trajetória linda. Ninguém faz nada sozinho e você, ao longo de sua história, fez um trabalho bonito de equipe. O seu trabalho é mensurável e fez o café capixaba ganhar qualidade e produtividade, que são fundamentais neste mundo globalizado que vivemos”, destacou.

Romário Gava Ferrão é pesquisador do Incaper desde 1984 e coordena o Programa de Cafeicultura do Espírito Santo desde 2005. Segundo ele, foi aos dez anos que precisou tomar a primeira decisão de sua vida. “Esse momento aconteceu à noite, à luz de uma lamparina, ao lado dos meus pais. Ali eu escolhi estudar. Venho de uma família simples de cafeicultores do interior de Conceição do Castelo que priorizou a educação de nove filhos. Pois bem, o papel foi cumprido”, disse.

Romário agradeceu e ressaltou que a homenagem é o reconhecimento a um trabalho coletivo. “Recebo com orgulho essa comenda e homenagem que não é só para mim, mas para todos que estão e estiverem comigo ao longo dos últimos anos. Este ato valoriza e homenageia o funcionário público, a pesquisa, a assistência técnica e a extensão rural. Compartilho a comenda, portanto, com o Governo do Estado, o Incaper, os produtores rurais, a minha família, a minha equipe de trabalho e toda sociedade capixaba. O café também é a minha vida.”, disse o homenageado.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o pesquisador do Incaper representa a evolução da agricultura nos últimos anos. "O Romário simboliza muito bem essa evolução e a comenda representa isso. A união de produtores rurais, governo e o conjunto extraordinário de servidores do Incaper explicam o sucesso da agricultura capixaba. E para o futuro devemos estar atentos à agricultura digital e ao posicionamento dos nossos produtos no mercado do varejo mundial", pontuou Octaciano.

“O maior patrimônio do Incaper são os seus servidores. A prova desse reconhecimento é a Comenda Jerônimo Monteiro dada ao nosso pesquisador. Romário é exemplo de trabalho e dedicação à agricultura capixaba, em especial a cafeicultura, que muito tem nos orgulhado ao longo desses anos”, ressaltou o diretor-presidente do Incaper, Marcelo de Souza Coelho.

Quem também destacou as qualidades do pesquisador foi o presidente do Centro do Comércio do Café de Vitória, Jorge Nicchio. "Romário não é só motivo de orgulho para o Espírito Santo, mas para todo o Brasil. A revolução que o café Conilon teve nos últimos 20 anos deve muito a ele. Estamos orgulhosos por essa homenagem", declarou Nicchio.

Conheça um pouco da trajetória do pesquisador

Nascido na comunidade de Alto Montevideo, interior do município de Conceição do Castelo, Romário Gava Ferrão tem 61 anos e é neto e filho de cafeicultores. Atualmente, é responsável pela coordenação do programa estadual de cafeicultura do Incaper. É graduado em engenharia agronômica pela Ufes (1980), doutor e mestre em genética e melhoramento de plantas pela UFV (1983-2004), especialista em melhoramento genético de milho pelo centro Internacional de Milho e Trigo (CIMMTY), no México (1983).

Romário é pesquisador científico do Incaper há 33 anos e está na coordenação do Programa de Cafeicultura do Espírito Santo de 2005.  Ele foi chefe do Centro Regional de Pesquisa Norte Espírito Santo (1998 a 2000) e coordenou e participou de equipe de mais de 50 projetos de pesquisa e transferência de tecnologia (Incaper, Consórcio Pesquisa Café, Conab, Fapes, CNPq).

Atuou também em Programas de desenvolvimento e fomento de café no Espírito Santo: Renovar Café Arábica, Renova Sul Conilon, Campanha de Melhoria da Qualidade do Café. Foi coordenador de eventos regional, estadual, nacional e internacional, destacando-se o Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas (2009) e a Conferência Internacional de Coffea Canephora (2012).

Participou do desenvolvimento, do registro e da proteção de quatro cultivares de milho, nove cultivares de café Conilon genuinamente capixaba e da recomendação de 50 cultivares de milho e sorgo e de 16 variedades de café arábica.

Está finalizando os trabalhos para o lançamento de mais uma cultivar de café Conilon tolerante à seca. Apresenta uma produção técnico-científica de mais de 350 trabalhos, entre livros e capítulos livros, artigos científicos, resumos simples e expandidos, circulares e boletins técnicos, documentos, entre outros.

Recebeu Premiações e homenagens como: Honraria Indiana, The Karnataka Planters Association, Bangalore, Índia (2013), 10º Inoves na Categoria Resultados para a Sociedade (2014); Capixaba do Ano 2015, categoria Tecnologia; Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea e Mútua (2014).

Participou em programas de pesquisa, gestão, desenvolvimento dos cafés Arábica e Conilon do Estado que ajudaram, nesses últimos 25 anos, a triplicar a produção do Espírito Santo, melhorar significativamente a qualidade e a sustentabilidade da atividade.

Vale lembrar que o Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de Arábica e Conilon. É responsável por 22% da produção brasileira. Atualmente, existem 435 mil hectares em produção no Estado. A atividade cafeeira é responsável por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola capixaba.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seag/Incaper

Pedro Callegario/Tatiana Caus

pedro.seages@gmail.com

(27) 3636-3651

(27) 9 8849-9814

tatiana.souza@incaper.es.gov.br

(27) 3636-9868

(27) 98849-6999

 

 

Tópicos:
comenda, café, homenagem
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper