16/01/2020 15h34

Grafiteiros enchem o muro do Incaper de cores

Foto: Incaper
Grafiteiros enchem o muro do Incaper de cores.

Quem passa pela rua Afonso Sarlo, onde fica a Sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Vitória, ou vai até a Instituição, já deve ter reparado: o cinza monótono que cobria os muros da fachada deu lugar a vários desenhos coloridos. A arte foi feita por um grupo de grafiteiros do Bairro Jesus de Nazareth, vizinho do Instituto.

Nico Duarte, juntamente com outros artistas da comunidade, fez do muro do Incaper uma grande tela. O grupo utilizou o espaço para retratar uma propriedade rural. Em outra parede da fachada, os desenhos fazem referência a algumas espécies da natureza, como araras, tucano e bicho-preguiça.

O trabalho faz parte do projeto a Arte é Nossa, da Prefeitura de Vitória. “A ideia surgiu do diálogo entre mim, o guia de turismo do bairro e um dos responsáveis pelo Incaper. Para ter condições de executar a pintura nós inscrevemos no projeto a Arte é Nossa da Prefeitura de Vitória. Escolhemos esse desenho por lembrar a vida na natureza”, explicou Nico Duarte.

Outros muros

Além do Incaper, os muros de outras instituições públicas da região também foram contemplados com a arte dos grafiteiros. Na fachada do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), por exemplo, há dois trabalhos do grafiteiro Nico. Quem passa pela Avenida Marechal Mascarenhas de Morais vê uma referência à mobilidade urbana, já que por ali passam ônibus, carros e ciclistas. Dobrando a esquina, seguindo pela Rua Afonso Sarlo em direção ao Incaper, painéis retratam, década a década, a história do bairro Jesus de Nazaré, seu crescimento e seus personagens.

Projeto “A Arte é Nossa”

O projeto “A Arte é Nossa”, de iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc), realiza intervenções urbanas em espaços públicos da Capital. Segundo a prefeitura, o objetivo é devolver aos moradores de Vitória os espaços públicos da cidade de forma mais bonita, valorizando e estimulando a criatividade do artista local, além de reforçar a importância da cultura como elemento de transformação das cidades.

Texto: Cássio Simão e Juliana Esteves

Juliana Esteves