21/09/2021 14h39 - Atualizado em 22/09/2021 10h40

HorizontES em Extensão exibe experiências da agricultura familiar que marcam os 65 anos do Incaper

Foto: Divulgação Incaper
A família Vizula é produtora de café e faz parte da experiência do município de Bom Jesus do Norte.

As experiências de sucesso com a agricultura familiar capixaba são novamente destaque no HorizontES em Extensão. Neste ano, em sua terceira edição, o projeto exibe histórias que marcam a trajetória dos 65 anos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As experiências desenvolvidas com os agricultores familiares, de norte a sul do Espírito Santo, serão exibidas no canal do Incaper no YouTube ao longo do mês de setembro e outubro, às terças e sextas-feiras. 

Ao todo, foram selecionadas 11 experiências de cada Centro de Desenvolvimento Rural (CRDR) do Incaper. Os trabalhos evidenciam o sucesso na produção de café especiais e o empreendedorismo das mulheres rurais. Outras temáticas dos trabalhos apresentados são sobre o fortalecimento da agroecologia e agricultura orgânica e a importância da água para a sustentabilidade da produção rural. A tecnologia aliada ao trabalho de assistência técnica no campo também é um importante tema de experiência abordado no HorizontES em Extensão.

O lançamento virtual do projeto aconteceu, nesta terça-feira (21), foram exibidas as experiências dos CRDRs Caparaó e Litoral Sul. Do município de Iúna, o destaque foi para o trabalho desenvolvido com a agricultura familiar na produção de cafés especiais no Caparaó. Já do Litoral Sul, no município de Iconha, o trabalho de desenvolvimento da agroecologia e agricultura orgânica foi o destaque na apresentação virtual.

 Para o diretor-presidente do Incaper em exercício, Abraão Carlos Verdin, o projeto HorizontES em Extensão é de grande importância para evidenciar a atuação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Instituto, sendo também uma vitrine para valorização do trabalho da agricultura familiar capixaba.

“É uma maneira de compartilharmos os trabalhos de destaque que servem de exemplo para o Incaper em todo o Estado. O projeto é um motor de ações, uma vez que um técnico do norte pode aplicar a experiência de sucesso que foi desenvolvida no sul, por exemplo. O Incaper tem o compromisso de ofertar uma ATER de qualidade para que a nossa agricultura seja cada vez mais forte”, destacou Verdin. 

O gerente de ATER do Incaper, Fabiano Tristão, ressaltou que o projeto neste ano está atrelado aos 65 anos do Instituto, pois como prioridade, foram selecionadas experiências que são conduzidas pelo Incaper há alguns anos, iniciadas por servidores que já estão aposentados e hoje são aperfeiçoadas e desenvolvidas pelos atuais técnicos na ativa. 

“Temos o objetivo de valorizar essas experiências bem-sucedidas que têm foco no desenvolvimento econômico, na proteção ambiental, no bem-estar social. A visibilidade do trabalho do Incaper, por meio do HorizontES em Extensão também é valorizar a instituição, que tem o principal propósito de fortalecer a agricultura familiar capixaba”, disse Tristão.

“O projeto valoriza as experiências da agricultura familiar capixaba. São ações que fazem diferença na vida das pessoas, além de evidenciar o trabalho impecável de assistência técnica e extensão rural que o Incaper vem realizando ao longo desses anos. O HorizontES, sem dúvida, é uma vitrine de boas experiências para os outros estados”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

O evento contou com a participação virtual do subsecretário de Aquicultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Sustentável, Dorval de Assis Uliana; do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini; do subgerente da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), Marcos Magalhães; do superintendente do Ministério da Agricultura no Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa; entre outras autoridades.

Sobre o HorizontES em Extensão

O HorizontES em Extensão foi lançado pelo Incaper no ano de 2019, visando à troca de conhecimento e capacitação em processos de ATER. O projeto apresenta 11 experiências com relevância para o desenvolvimento rural do Espírito Santo, selecionadas pelos Centros Regionais de Desenvolvimento Rural.

Outros objetivos são o reconhecimento e valorização do trabalho realizado pelos extensionistas, técnicos e pesquisadores do Incaper, que têm grande importância no desenvolvimento das ações de sucesso junto com agricultores e associações de produtores rurais. Devido à pandemia da Covid-19, o evento acontece de forma virtual, com transmissão pelo canal do Incaper no YouTube, ao longo do mês de setembro e outubro.

Texto: Andreia Ferreira

Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / 9865
andreia.santos@incaper.es.gov.br
Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9866/ 9867
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper