24/08/2016 11h35 - Atualizado em 24/08/2016 11h37

Incaper apoia implantação de unidade de referência tecnológica em Castelo

Parceiros reunidos em busca dos resultados futuros da Unidade de Referência Tecnológica (URT) voltada para a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

A cidade de Castelo vai receber uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) voltada para a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). A ideia surgiu durante um workshop sobre esse sistema, que aconteceu há poucos dias no município.

A iniciativa é da Instituição de Ensino Multivix Castelo, com apoio técnico   da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Leite) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio da participação dos zootecnistas Laélio Scolforo, Bevaldo Martins Pacheco e Bernardo Lima Bento de Mello.

A unidade será instalada na propriedade dos pecuaristas Jorge Galvão e Edson Lomba Galvão, na comunidade de Criméia, com o objetivo de divulgar os benefícios deste sistema de produção para produtores rurais, técnicos e estudantes da região.

Os sistemas de iLPF envolvem a produção de grãos, fibras, madeira, leite ou carne na mesma área, em plantios em rotação, consorciação e/ou sucessão. O sistema funciona, basicamente, com o plantio durante o verão de culturas agrícolas anuais (feijão, milho, soja ou sorgo) e de árvores, associado a espécies forrageiras, principalmente as dos grupos das braquiárias e dos panicuns.

Há várias possibilidades de combinação entre os componentes agrícolas, pecuário e florestal, considerando o espaço e o tempo disponíveis, resultando em diferentes sistemas integrados, como Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), Lavoura-Pecuária (iLP), Silvipastoril ou Pecuária-Floresta (iPF).

Com a integração entre árvores e pastagens, o produtor também pode vender a madeira das árvores, quando estas alcançarem a idade para corte. Enquanto não for possível a comercialização, a árvore serve de sombra para o gado. Além disso, o produtor também pode utilizar espécies frutíferas, em que os frutos podem ser aproveitados para comercialização no mercado. A adoção deste sistema integrado de produção colabora para a diversificação sustentável do meio rural.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br