11/08/2023 08h48 - Atualizado em 11/08/2023 15h19

Incaper apoia seminário de agroecologia e produção orgânica em Santa Teresa

Na próxima terça-feira (15), Santa Teresa recebe o 2º Seminário ‘Agroecologia e Produção Orgânica', realizado pela Prefeitura do município com apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O evento tem início a partir das 08h, na Escola São Francisco de Assis (ESFA). O Incaper é um dos apoiadores do seminário e terá três palestrantes na programação.

O pesquisador aposentado do Incaper, Jacimar Luis de Souza, fará uma apresentação sobre ‘Técnicas de produção orgânica e agroecológicas – Desafios para aumentar a eficiência produtiva’. A extensionista e coordenadora de Recursos Naturais, Fabiana Ruas, apresenta o tema ‘Boas Práticas e dicas de cultivo de PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais. Já a extensionista Ranusa Coffler ministrará ‘Práticas de conservação do solo e produção de água’.

"O tema 'Práticas de Conservação do Solo e Produção de Água', conta com uma abordagem sobre os recursos naturais e destaque para algumas práticas conservacionistas que devem ser implementadas nas propriedades rurais para conscientizar os participantes sobre a importância da cobertura do solo na redução dos efeitos da erosão hídrica, tais como a diminuição do impacto direto da chuva sobre o solo, redução do escoamento superficial e aumento da infiltração de água que ficará armazenada no solo contribuindo para a manutenção da vida e para a regulação do regime hídrico na propriedade e na bacia hidrográfica", explica Ranusa Coffler.

O seminário abordara nas palestras temas como Tecnologia e Mercado de Bionsumos, pelo consultor em Microbiologia e Agricultura Regenerativa Fabio Paulino; e Homeopatia na Agricultura Orgânica, com a terapeuta Claudina Butzke. Haverá aula show sobre gastronomia orgânica: farinha de banana, com o Chef Eduardo. E a Chão Vivo Certificadora vai abordar o assunto ‘Procedimentos para a certificação orgânica por auditoria.

Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link:

Serviço:

2º Seminário Agroecologia e Produção Orgânica

Data: 15/08 (terça-feira)

Horário: 08h às 17h

Local: Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA) - Rua Bernardino Monteiro, 700 - Dois Pinheiros, Santa Teresa.

Texto: Daniel Borges

Informações à Imprensa: