15/06/2018 15h40

Incaper apresenta trabalhos no Conflat

Ao todo, dez trabalhos técnico-científicos foram apresentados ao público.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou, de 12 a 15 de junho, do VII Congresso Florestal Latino-Americano (Conflat). Ao todo, dez trabalhos técnico-científicos foram apresentados ao público. Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Brasil.

O congresso teve como tema “Preservação e produção florestal face às [sic] mudanças climáticas: desafios para o século XXI”. O Conflat reuniu debates em torno das questões florestais e madeireiras. Várias ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural desenvolvidas pelo Incaper e parceiros nas diversas áreas relacionadas, como palmáceas, seringueiras, eucalipto, integração lavoura-pecuária-floresta, sistemas agroflorestais, entre outras, foram apresentadas no evento.

Entre os trabalhos expostos em formato de banner estão o da bióloga do Incaper e coordenadora do Bioma Mata Atlântica, Fabiana Gomes Ruas, o do pesquisador José Aires Ventura e o do meteorologista Ivaniel Foro Maia que tratou sobre o “Comportamento da aroeira em condições extremas de estresse hídrico”.

“Esse trabalho foi resultado de três anos de monitoramento de uma população de plantas produzidas por sementes que foram submetidas a dois extremos de umidade e temperatura após uma época de muita chuva e alagamento em 2013 e depois dois anos seguidos de seca. De 768 plantas que nós tínhamos dentro do Projeto Biomas Mata Atlântica, apenas uma única planta com carga genética elevada conseguiu sobreviver a todas as condições. Essa planta foi clonada e levada ao nosso banco de germoplasma do Incaper”, explicou Fabiana.

Na parte dos trabalhos orais a meteorologista Thábata Brito e o coordenador de meteorologia do Incaper, Hugo Ely dos Anjos Ramos, apresentaram o trabalho intitulado “Projeções climáticas no balanço hídrico para a cultura do eucalipto no município de Aracruz” que trata-se da análise do Balanço Hídrico em diferentes municípios produtores de Eucalipto no Espírito Santo.

No trabalho, utilizou-se a metodologia desenvolvida pelo projeto Coordinated Regional Climate Downscaling Experiment (CORDEX) e disponibilizada pelo Grupo de Pesquisadores do Mudanças Climáticas Brasil. Este projeto realizou o “downscaling” dos dados das projeções globais de temperatura e precipitação do último relatório do IPCC (AR-5) para diversos municípios do Brasil, sendo 12 no Estado do Espírito Santo.

“Vale destacar a necessidade de se avançar na análise das técnicas de “downscaling”, para obtermos uma melhor resposta das projeções climáticas em nível regional. E assim, avaliar entre outras coisas, a disponibilidade hídrica em cenários de projeções climáticas”, explicou Thábata.

A meteorologista ainda ressalta a importância da participação do Incaper no evento. “A participação em um congresso internacional é uma importante oportunidade de agregar novas experiências assim como também transferir nossos conhecimentos. Para a equipe da Coordenação de Meteorologia, especificamente, foi uma oportunidade de conhecer diferentes metodologias e perspectivas de adaptação do setor florestal frente as mudanças climáticas, tema do evento”, ressaltou Thábata.

Outros autores dos trabalhos inscritos pelo Incaper que também participam do Conflat: Daniella Campos Sutil, Edinelson José Maciel Neves, João Bosco Vasconcellos Gomes, Maria da Penha Padovan, Cesar Pereira Teixeira, Pedro Carvalho, Nathielly Bertollo Marques, Francisco Candido Cardoso Barreto, Bruce Francisco Pontes da Silva, Hugo Ely dos Anjos Ramos, Pedro Henrique Bonfim Pantoja, Thábata Teixeira Brito de Medeiros, José Geraldo Ferreira da Silva, Gabriel Graciliano Guzzo Rosa, Flávia Barreto, Aureliano Nogueira da Costa, Mauricio Lima Dan e Tiago de Oliveira Godinho.

Os trabalhos apresentados pelo Incaper no VII Conflat já estão disponíveis para download no site na biblioteca no link: https://bibliotecaruitendinha.incaper.es.gov.br/

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho